Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Educação

AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. Para sindicato nacional docente, medidas de Lula “ampliam privatização”

Schuch, do ANDES: sem garantia de verbas, não é autonomia

Não deixa de ser interessante. Há quem tenha apoiado. Um, por exemplo, é o ex-pró-reitor de Graduação da UFSM, e colaborador deste sítio, Jorge Cunha. A opinião dele está exposta, por exemplo, no ARTIGO que publiquei na madrugada passada. Mas é evidente não tratar-se da unanimidade.

Se está falando, aqui, do conjunto de medidas assinado na segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tratando da questão da autonomia universitária. Mas há quem se mostra contrário, e com muita ênfase. Quem pensa assim, entre outros, e diz isso com todas as letras, é o sindicato nacional dos docentes, o ANDES. A propósito, acompanhe material produzido pela assessoria de comunicação da entidade, e publicado também no sítio da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. A seguir:

‘Pacote da Autonomia’ do governo amplia privatização das universidades federais

O chamado “pacote da autonomia universitária”, implementado esta semana pelo governo federal, afasta ainda mais as Instituições Federais de Ensino Superior – Ifes da verdadeira autonomia universitária, estabelecida no artigo 207 da Constituição Federal. Essa é a avaliação preliminar feita pelo ANDES-SN sobre a Medida Provisória 435/2010 e os Decretos 7232, 7233 e 7234, assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (19/7), durante reunião com 58 reitores articulados na Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes – Andifes.

“Autonomia sem garantia de verbas não é autonomia. Sem contar que o governo, ao invés de agir no sentido de dar um basta à relação perniciosa estabelecida entre as universidades públicas e as fundações privadas, preferiu fazer mais um atentado ao fundamento republicano da separação entre as esferas públicas e privadas, dando um fio de legalidade a uma relação que é estruturalmente espúria e fonte de corrupção. Além disso, merece destaque o fato do governo se utilizar do expediente da Medida Provisória para assunto que não inspira urgência, aviltando o fundamento desse tipo de medida legislativa”, analisa o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch.

Assistência estudantil

Para o membro da coordenação do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais – GTPE e 2º vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN, Cláudio Antônio Tonegutti, os atos legais do governo incluídos no chamado pacote da autonomia universitária podem ser enquadrados em duas categorias distintas: a de assistência estudantil e a de gestão administrativa e financeira das Ifes.

Em relação à assistência estudantil, na qual se insere o Decreto 7234/2010, que cria do Programa Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes, Tonegutti vê avanços. “São ações reivindicadas pela comunidade universitária, em especial pelos estudantes, e que fazem parte do Plano de Lutas do ANDES-SN desde sua fundação”, esclarece…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Esse sindicato é comandado pela turma do PSTU que é contra tudo. Alguém já viu esses partido ser a favor de alguma coisa. Só sabem chiar, gritar e espernar. O verbo fazer, propor, negociar e dialogar não existe para eles.

  2. Peraí!!
    Privatização?
    O Lula agora é neoliberal?
    O que a petezada vai dizer agora? Que é culpa do FHC?
    Vão cortar os pulsos? Se jogar no chão chorando e sapateando?
    Nada como um dia após o outro… e como disse o Serra, “Lula e FHC são mais parecidos do que se imagina…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo