Arquivo

Pode acreditar. “Do céu de Santa Maria” se tornará uma obra de referência sobre a cidade

Não tenho dúvida alguma: “Do céu de Santa Maria”, não demora muito e se transformará em obra de referência, quando o assunto for a história de Santa Maria a partir dos anos 30 do século passado. Já vi o livro, e me emocionou. E todos quantos com os quais conversei a respeito tiveram a mesma impressão. Pode acreditar nisso.

 

O livro, com mais de duas centenas de fotografias aéreas da cidade, conta quase 80 anos do que é a boca do monte. O lançamento se deu na noite de sexta-feira. A propósito, confira o relato de Matheus Rivé, da assessoria de imprensa da Prefeitura. A foto é deste que vos escreve. Acompanhe:

 

Do céu de Santa Maria” foi lançado nessa sexta

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Esta frase, de autor desconhecido, virou ditado popular e define bem o papel da linguagem fotográfica. Uma foto pode refletir um sentimento, assim como registrar a evolução do homem ou de um povo, através do tempo.

 

A noite desta sexta (27) comprovou o que diz o ditado e entra para a história da cidade, que ganhou seu próprio álbum de fotografias com o livro: “Do Céu de Santa Maria”. O lançamento, que faz parte das comemorações dos 150 anos do município, foi na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. O evento contou com a presença de autoridades políticas, como o Prefeito Valdeci Oliveira. Personalidades ligadas ao setor educacional e artístico também prestigiaram o lançamento.

O livro retrata a evolução urbana do município. Como o título sugere “Do Céu de Santa Maria” apresenta fotos aéreas. O trabalho traz em 250 páginas o crescimento do município, a partir da década de 30 até o ano de 2008 em ordem cronológica. Durante o lançamento do livro o Prefeito agradeceu a comissão organizadora das atividades do sesquicentenário pelo esmero na produção da obra. “Esta publicação é muito importante, mais que apresentar passado e o presente o livro nos permite projetar o futuro de Santa Maria”, declarou Valdeci.

Antigos profissionais da fotografia foram homenageados na solenidade. Léo Guerreiro representou a categoria e falou sobre a importância do registro de imagens: “A fotografia nos permite imortalizar momentos importantes, um homem sem memória é um homem sem história”, avalia o fotógrafo. Os colaboradores da obra são o professor da UFSM, José Newton Cardoso Marchioro (na foto, se manifestando durante o ato de lançamento), o programador visual, Valter Antônio Noal Filho e o fotógrafo Paulo Fernando dos Santos Machado. O livro conta com trabalhos de vários fotógrafos, como Miguel Lampert, Víctor Camargo e Helmuth Staggemeier.

A publicação do livro conta com o apoio da Prefeitura que é a editora da obra. “Do Céu de Santa Maria” terá sua venda regulamentada através de um decreto do Executivo. Após estas questões práticas serem resolvidas, o livro será vendido na Secretaria de Cultura pelo preço de custo que é de R$ 17,30. Cada escola municipal, estadual e privada receberá um exemplar da obra. Outras instituições como a Base Aérea e universidades também receberão alguns livros. A intenção do Executivo é que o maior número de pessoas possível tenham acesso à obra.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo