Coluna

Bravura revisitada – por Bianca Zasso

Refilmar um clássico não é tarefa das mais fáceis. Mesmo assim, os criativos irmãos Coen, vencedores do Oscar pelo violento Onde os fracos não têm vez, resolveram fazer a sua versão para o filme que deu ao astro supremo do faroeste John Wayne o único prêmio da Academia de sua longa carreira.

Bravura Indômita é baseado num dos grandes romances da literatura western escrito pelo americano Charles Portis e narra a trajetória de vingança da menina Mattie Ross, interpretada com maestria pela jovem Hailee Seinfield. Disposta a tudo para dar um fim ao assassino de seu pai, Mattie contrata os serviços do temido xerife Rooster Cogburn, vivido por Jeff Bridges. A dupla seguiria seu caminho sem grandes problemas, não fosse a chegada do “Texas Ranger” LaBeouf (um inspirado Matt Damon), que tem tanta sede de vingança quanto a destemida Mattie Ross.

Diferente da versão original, lançada em 1969 e dirigida por Henry Hathaway, o Bravura Indômita dos irmãos Coen, apesar de ser focado na figura do xerife Cogburn, é uma escada para o talento da jovem Hailee Seinfield, que segura as pontas em cenas que, na mão de outras atrizes, poderiam beirar a pieguice.

Para os que ainda duvidam que uma atriz de apenas 14 anos possa ter tanta segurança numa trama heróica como Bravura Indômita, basta uma breve olhada na versão original do filme. Kim Darby, a primeira Mattie Ross tem um ar infantil e sua participação na trama é insossa. Há que se levar em consideração que eram outros tempos, Hollywood ainda vivia uma fase romântica e, mesmo no faroeste, as mocinhas eram delicadas e indefesas.

Isso fica claro também no personagem de Jeff Bridges, que perdeu o ar paternal do Cogburn de John Wayne. Ele é bêbado, atira para matar e tem lá os seus sentimentos e marguras. Mas é um cowboy acima de tudo. Sem redenção, mesmo com a presença feminina e carinhosa da pequena Mattie.

Além do brilho próprio do elenco, o filme ainda tem todos os ingredientes para o preparo de um bom faroeste: ação, tiros e cavalos em disparada. As belas paisagens do Texas, com seus desertos intermináveis, aumentam ainda mais o clima e vão deixar muitos fãs de faroeste saudosos das antigas matinês recheadas de mocinhos e bandidos. Mas não se engana, estamos diante de um filme dos irmãos Coen, conhecidos pelo humor negro. Mesmo sendo muito fiéis ao romance de Portis, o Bravura dos rapazes está cheio de diálogos espertos e piadas no ponto certo.

Bravura Indômita (True Grit)

Ano: 2010

Direção: Joel e Ethan Coen

Disponível em DVD em Blu-Ray

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo