Destaque

CUNHA FORA? Sem festa. Ainda falta a votação no plenário. E no Conselho de Ética, passou “raspando”

Ao final da votação no Conselho, adversários de Cunha festejaram o resultado (11 a nove) com palavras de ordem, cantorias e cartazes
Ao final da votação no Conselho, adversários de Cunha festejaram o resultado (11 a nove) com palavras de ordem, cantorias e cartazes

Por FÁBIO GÓIS e LUMA POLETTI (texto), com foto de WILSON DIAS, da Agência Brasil, no portal Congresso em Foco

Depois de mais de sete meses de discussões, o Conselho de Ética da Câmara acaba de aprovar, por 11 votos a nove (veja abaixo como cada deputado votou), o relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Acusado de quebra de decoro por ter mentido à CPI da Petrobras, em março de 2015, sobre contas secretas no exterior, Cunha é réu daOperação Lava Jato e está afastado da Presidência da Casa, por determinação unânime do Supremo Tribunal Federal (STF), desde 5 de maio.

Esta é a primeira vez que um presidente da Câmara tem pedido de cassação aprovado no Conselho de Ética. Com muito poder sobre os pares e “bancada de apoio” estimada em mais de 200 deputados, Cunha vinha acompanhando de perto cada passo do colegiado, lançando mão de instrumentos regimentais para interromper, ou ao menos  atrasar, os trabalhos do Conselho. A estratégia naufragou: as manobras de Cunha e aliados foi um dos elementos considerados pelo STF para determinar seu afastamento das funções.

Durante a votação, realizada nome a nome, as expectativas se voltaram para a deputada Tia Eron (PRB-BA), considerada o voto decisivo no colegiado e, evangélica como Cunha, vista como um possível voto para salvar o peemedebista. Com nove votos declarados contra o deputado e dez a favor, entre 20 possíveis, o voto da deputada poderia pelo menos empatar a disputa, dando ao presidente do colegiado – José Carlos Araújo (PR-BA), favorável à cassação – o voto de Minerva. Mas Tia Eron, depois de muito silêncio e ausência na primeira votação, surpreendeu e votou contra Cunha, o que levou deputados a vibrar na sessão. Na sequência, Wladimir Costa (SD-PA), um dos mais aguerridos defensores de Cunha no colegiado, também causou surpresa ao votar favoravelmente ao relatório de Marcos Rogério.

O voto de Tia Eron foi proferido em meio a insinuações de que o ministro do Desenvolvimento, Marcos Pereira, também presidente nacional do PRB, influiria  em sua decisão em nome do presidente interino Michel Temer, aliado de Cunha. Na última semana, Pereira se reuniu com o ministro-chefe interino da Casa Civil, Eliseu Padilha, mas o governo logo se apressou em dizer que o assunto Conselho de Ética não estava na pauta. Os rumores aumentaram depois de Tia Eron ter se ausentado na maior parte da primeira votação do parecer no colegiado, na última terça-feira (7), e só ter aparecido no final da sessão. Mas, como ela mesma havia sinalizado em nota, seu voto seria determinante para o destino de Cunha…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo