Aos poucos. Começa a mudar a coleta de lixo. E se transforma, também, o cotidiano do cidadão
O sistema de coleta de lixo se modifica em Santa Maria. A empresa vencedora da licitação, a PRT, tem 90 dias (a contar do último 4 de julho) para implantação do novo sistema. A rigor, ninguém sabe exatamente como se comportar diante da novidade que, no Estado, já existe em Caxias do Sul.
Na manhã desta quarta-feira, conversei com a colega Júlia Barcellos, que atua naquela cidade serrana. Lá, disse ela, a coisa funciona bem. É o que se espera também aqui na boca do monte. A assessoria de imprensa da prefeitura, através de material assinado pela jornalista Patrícia Lemos e enviado aos veículos de comunicação, pretende oferecer algumas explicações sobre o novo processo, que vai mexer com o cotidiano do cidadão santa-mariense. Acompanhe:
Tira-dúvidas sobre novo sistema de coleta de lixo
Confira abaixo as principais questões sobre o novo sistema de coleta de lixo que está sendo implantado aos poucos Santa Maria, desde o dia 4 de julho. As mudanças já ocorreram na destinação final dos resíduos que agora são separados corretamente em um aterro sanitário. A coleta ainda não mudou. Abaixo, as dúvidas mais freqüentes sobre como ficará o recolhimento.
– Quando entra em vigor o novo sistema?
A empresa PRT tem 90 dias, a contar de 4 de julho, para implantar o sistema.
– Quais os tipos de coleta e onde funcionarão?
1 – Coleta seletiva: serão instalados containers para a separação de material reciclável, em pontos estratégicos de Santa Maria, Boca do Monte e Arroio Grande. Recolhimento: Um caminhão fará o recolhimento separadamente. Moradores que ficarem fora do trajeto podem agendar para a coleta porta a porta.
2 – Coleta domiciliar: é o sistema atual de recolhimento nas lixeiras que será feito por oito caminhões compactadores que ocorrerá nos bairros e em todos os distritos de Santa Maria.
Recolhimento: em horários e dias da semana pré-definidos, como ocorre atualmente, podendo sofrer alterações ou não.
3 – Coleta containerizada: ocorrerá apenas no Centro, com a instalação de 400 containers. Todas as lixeiras residenciais serão retiradas. Atingirá as ruas dentro do perímetro abrangendo desde a Avenida Dores, Avenida Medianeira, Rua Silva Jardim até a Euclides da Cunha. Recolhimento: O recolhimento será conforme a demanda, pois o sistema funcionará por meio de sensores que indicarão quando os containers estiverem 80% cheios para que sejam esvaziados. O caminhão de recolhimento contará com o motorista mais um auxiliar. Braços mecânicos despejarão o conteúdo do container no caminhão que irá compactar o lixo. Junto com o veículo de recolhimento, passará o caminhão higienizador para fazer a lavagem e esterilização do recipiente.
– Como serão e onde ficarão os containers?
Serão distribuídos no Centro, onde atualmente há lixeiras residenciais e comerciais, as quais serão retiradas até outubro. Cada container terá 2,5 metros cúbicos de capacidade, com cerca de 1,3 metro de altura. Ficará em um espaço equivalente a uma vaga de carro, junto à calçada, a uma distância de 50 metros um do outro. Os moradores colocarão o lixo dentro dos recipientes que serão abertos por meio de um pedal ou uma alça que ficará na tampa. O lixo ficará completamente vedado, sem possibilidade de vazamento, sendo mais higiênico que as atuais lixeiras.
– Como será o horário de recolhimento?
Para a coleta conteineirizada, no Centro, não haverá horário estipulado, pois os recipientes fechados permitirão o depósito dos sacos a qualquer momento. O caminhão recolherá quando um sistema de sensores avisar que o container está 80% cheio. Com isso, os moradores não precisarão ficar estocando lixo dentro de casa aguardando o dia e horário da coleta. Os demais tipos de coleta seguem normalmente nos bairros e em todos os distritos, em horários pré-determinados, como ocorre atualmente. A coleta seletiva também permanece em pontos estratégicos de Santa Maria, Boca do Monte e Arroio Grande. Moradores que ficarem fora do trajeto, se houver necessidade, podem solicitar este tipo de recolhimento porta a porta.
– Catadores terão acesso aos containers?
Sim. Não haverá restrição para o acesso aos recipientes. A Secretaria de Proteção Ambiental já se reuniu com recicladores para explicar o novo sistema.
– Por que a PRT fará o serviço?
Porque foi a vencedora da licitação, apresentando menor valor pelos serviços com R$ 692.452,83, por mês. R$ 183.869,62 a menos do que a segunda colocada que foi a Vega, de São Paulo.
– A imagem da cidade ficará prejudicada?
Não. Este sistema já é padrão na Europa, Estados Unidos e Buenos Aires e nestes locais não houve prejuízo à paisagem. A padronização deverá, inclusive, melhorar a imagem de Santa Maria, pois não haverá mais problemas com lixos espalhados pelo Centro, com os novos recipientes vedados.
SUGESTÃO DE LEITURA – clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.
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