Santa Maria

BASTIDORES. Intolerância religiosa, Casa da Criança, Frentão Trabalhista, edis em Brasília e inclusão digital

Representantes de povos de terreiro de Santa Maria marcaram presença na mobilização contra o prefeito Jorge Pozzobom. Foto Gabriel Leão

Por Maiquel Rosauro

As polêmicas declarações do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) em um templo evangélico, no mês passado, seguem perseguindo o tucano. Na sessão do Legislativo de quinta (17), o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Santa Maria, representado pelo babalorixá Sidney Duarte, utilizou a Tribuna Livre para demonstrar indignação e repúdio com a situação.

“O chefe do Executivo Municipal comete diversos equívocos e insulta milhares de santa-marienses que são praticantes destas religiões dentro do município. Mais grave ainda, fomenta através de seu discurso intolerância religiosa, algo que é inaceitável e criminoso em pleno século XXI”, disse Duarte.

Em 15 de setembro, ao comentar o fato de que a Igreja Ministério Engel foi retirada do Bombril no governo de Valdeci Oliveira (PT), Pozzobom insinuou que, caso tivesse um centro de macumba ou de batuque no local, talvez o petista não efetivasse o desalojamento.

Duarte também entregou um documento aos parlamentares com algumas reivindicações do Conselho. A entidade, criada pela Lei Municipal 6021/2015, solicita um espaço para reuniões; autorização para realizar a expedição de alvarás de localização para os templos filiados e oficializar os membros do Conselho.

 

Frentão Trabalhista

PDT e PTB estão cada vez mais alinhados rumo às eleições de 2020. Foto Divulgação

O PTB reuniu sua militância no Plenarinho do Legislativo, na noite de quinta, e quem também bateu ponto no evento foi o pré-candidato a prefeito Marcelo Bisogno (PDT).

Há meses o PTB e o PDT vêm dialogando a criação de uma frente ampla de partidos de oposição para o pleito de 2020. Existe a expectativa de que outras siglas também se juntem ao Frentão Trabalhista.

 

Casa da Criança

Casa da Criança sofre há anos com alagamentos. Vereadora Deili Silva cobrará providências do Executivo. Foto Divulgação

O gabinete da vereadora Deili Silva (PTB) vistoriou o Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança, no bairro Passo D’Areia, e encontrou uma inundação nas dependências da instituição. A equipe constatou que o problema se agravou desde 2017, quando uma empresa particular foi contratada pela Prefeitura para resolver o problema.

“Não podemos concordar que aulas sejam canceladas e o patrimônio público afetado por conta de omissão do poder público. Preliminarmente identificamos que foi utilizado dinheiro público para fazer uma obra que só piorou e, frente a isto, iremos cobrar informações documentadas sobre o fiscal que acompanhou a obra e o que foi feito, pela Prefeitura, ao tomar conhecimento deste problema, afinal, responsabilidades precisam ser assumidas e faremos isto com rigor”, frisa Deili.

 

Ainda em viagem

Os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), Jorge Trindade – Jorjão (Rede) e Vanderlei Araujo (PP) estão na reta final da viagem a Brasília. Na quinta (17), eles visitaram os gabinetes dos deputados Ubiratan Sanderson (PSL), Marlon Santos (PDT), Ronaldo Santini (PTB), Jerônimo Goergen (PP), sendo recepcionados por assessores ou chefes de gabinetes. No Congresso, o trio busca emendas para o município.

O retorno para Santa Maria, acredite, ocorrerá apenas no sábado (19).

 

Centro de Inclusão Digital

Assinatura do documento ocorreu na manhã de quinta-feira, no Gabinete de Governança. Foto João Alves

A Prefeitura de Santa Maria e a Fundação Bradesco assinaram, na manhã de quinta, Termo de Doação de 20 computadores e 20 monitores para o Centro de Inclusão Digital (CID) da Biblioteca Pública Henrique Bastide. O documento foi firmado entre o prefeito Jorge Pozzobom; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella (MDB); e a diretora da Fundação Bradesco de Rosário do Sul, Eunice Schmidt Schossler.

“É com parcerias fundamentais, como com a Fundação Bradesco, que conseguimos dar retornos importantes à comunidade, como o pleno funcionamento do Centro de Inclusão Digital”, disse Pozzobom.

Na Biblioteca Pública, o Poder Executivo disponibiliza à comunidade os 20 computadores para pesquisa e trabalho. As máquinas têm acesso à rede wi-fi. Para acessar os equipamentos, das 8h30min ao meio-dia, basta apenas levar um documento oficial com foto. No local, um monitor auxilia os visitantes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo