Arquivo

Caso “dantesco”. Procuradores embrabecidos já falam em impedimento do presidente do Supremo

É verdade que sempre foi um ambiente com muita sutilieza. Discordâncias (e eventuais brigas, algumas até feias) ficavam obscurecidas. Ou até escondidas. Mas agora, por conta de dois hábeas corpus um imediatamente após o outro para o escroque Daniel Dantas e a coincidência  de Gilmar Mendes (na foto de Elza Fiúza, da Agência Brasil) ter sido Advogado Geral da União ao tempo de Fernando Henrique Cardoso, quando tudo teria começado, com o processo de privatizações, criou embaraços de outra ordem.

 

Mais que isso, movimentos contra o presidente do Supremo surgem aqui e acolá, no interior do Judiciário. Não, não é de fora para dentro, como se poderia supor. E aqui não se está fazendo, claro, juízo de mérito. Mas o fato é que tem gente muito embrabecida com o ministro. A ponto de, bem, leia você mesmo, a seguir, mais uma excelente reportagem de Bob Fernandes, editor do sítio Terra Magazine, do portal Terra. Acompanhe:

 

“Procuradores pedirão impeachment da Gilmar Mendes

Procuradores regionais de vários Estados, entre eles Ana Lúcia Amaral, procuradora regional da República de São Paulo, estão redigindo uma representação contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, por “crime de responsabilidade”. Em outras palavras, os procuradores vão pedir ao Senado o impeachment de Gilmar Mendes.

O pedido se baseia no artigo 52, inciso II da Constituição Federal, que dá ao Senado a competência para julgar o impedimento de ministros do Supremo. Para aprová-lo, é necessária uma maioria de dois terços.

A sessão deve ser presidida pelo presidente do Supremo. Como no caso a representação é contra ele, se aceita, seria presidida pelo vice, Cézar Peluso. A aprovação implica em inabilidade do ministro impedido por 8 anos...

Terra Magazine conversou com a procuradora Ana Lúcia Amaral, que diz: “O presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, disse que encaminhou para o Conselho Nacional de Justiça as decisões do juiz Fausto De Sanctis. Isso é para efeito de mera estatística. Isso não existe. Tenho 28 anos em atividade, em processo judicial, e nunca ouvi falar nisso. Por favor, não subestimem a inteligência das pessoas”.

A redação do texto dos procuradores buscará ser a mais consensual possível, no sentido de, em seguida, obter adesões da chamada sociedade civil. Os procuradores irão buscar o apoio de…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Procuradores pedirão impeachment da Gilmar Mendes”, de Bob Fernandes. E, para ler outras informações (boa parte delas exclusivas) do caso “dantesco”, no Terra Magazine, do portal Terra, clique aqui.

Confira também a reportagem “Juízes federais farão ato em defesa do Judiciário em SP”, n’O Estado de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo