Arquivo

Cultura e turismo. Sobram atrações no 23º Festival Internacional de Inverno de Vale Vêneto

É, muito provavelmente, o principal evento da quarta colônia: trata-se do Festival Internacional de Inverno e da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, ambas na sua 23ª edição. Entre os promotores e fundadores, está a UFSM.

 

Aliás, no campus da instituição estiveram nesta quinta-feira dois dos organizadores, um deles a prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, o outro o empresário Luiz Pivetta. Ambos participaram do programa “Redação Aberta”, da rádio Universidade. Os detalhes da conversa e do próprio evento você tem a seguir, no material distribuído pela assessoria de comunicação da UFSM, no portal da instituição. Acompanhe:

 

 

“Festival Internacional de Inverno e Semana Cultural Italiana são atrações de Vale Vêneto

 

Na manhã desta quinta-feira, 24 de julho, estiveram participando do programa “Redação Aberta”, do jornalista Cândido Otto da Luz, da Rádio Universidade, Valserina Maria Bulegon Gassen, prefeita de São João do Polêsine, e Luiz José Pivetta, coordenador da Semana Cultural Italiana, que ocorre paralelamente ao Festival Internacional de Inverno, da UFSM, de 27 de julho a 3 de agosto, em Vale Vêneto. A entrevista foi realizada por Saulo Felin, para o quadro “Quarta Colônia”.

A prefeita Valserina informou que há uma organização em conjunto com a comunidade de Vale Vêneto e da UFSM para a viabilização dos eventos. O que se pretende é oferecer o que há de melhor no distrito turístico de Vale Vêneto. As pessoas que vão apreciar a programação terão alternativas culturais e de entretenimento. A culinária é importante: a massa, a cuca, o galeto, a sopa; mas a música também desponta como ótima alternativa com dois recitais diários, gratuitos. A prefeita salientou que, além da arquitetura especial de Vale Vêneto, com parte do casario construído nos tempos da imigração italiana, há a arquitetura criada por Deus: as matas, as montanhas, os cenários geográficos especiais, que despertam nas pessoas admiração.

Valserina destacou a programação da segunda-feira, dia 28 de julho, quando haverá uma reunião dos prefeitos que integram o Consórcio do Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS), que vai tratar sobre o projeto ambiental envolvendo os 9 municípios, tanto na zona urbana como na rural. Esse projeto tem a coordenação do professor Décio Bevilacqua, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Santa Maria. O trabalho já está em andamento, com a participação dos comitês gestores dos municípios que integram o CONDESUS. A reunião vai reunir também as primeiras damas e secretários municipais.

As estradas estão recebendo cuidados especiais para o acesso à programação de Vale Vêneto. A prefeitura está diariamente atenta à manutenção das condições de trafegabilidade.

Luiz José Pivetta, coordenador da Semana Cultural Italiana, afirmou que existe uma equipe que trabalha organizadamente para que tudo transcorra conforme o planejado. As pessoas que forem a Vale Vêneto, serão recepcionadas com o que há de melhor na gastronomia, na cultura italiana, na música e no entretenimento. São eventos que a cada ano vão sendo aperfeiçoados…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Festival Internacional de Inverno e Semana Cultural Italiana são atrações de Vale Vêneto”, divulgada no portal da Universidade Federal de Santa Maria.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo