Arquivo

Economia solidária (18). Seminário nacional para debater a atenção à sanidade agropecuária

Uma das atrações da Feira de Economia Solidária do Mercosul e também da 15ª Feira Estadual de Cooperativismo, afora vários outras promoções paralelas, é o Seminário Nacional do Suasa. Saiba mais no texto de Tiago Medeiros, da assessoria dos eventos, com a colaboração de Matheus Rivé e Elenice Ballejos, da assessoria de imprensa da Prefeitura. A seguir:

 

“Feicoop – Seminário discute atenção à sanidade agropecuária

O Seminário Nacional do Suasa – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), na 4ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. O encontro, ocorrido no palco principal da Feira, reuniu participantes de diversas regiões do país. Na pauta, o Sistema desenvolvido pelos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, que visa harmonizar e padronizar procedimentos de inspeção em produtos agrícolas.

O Suasa, criado no início de 2006, pretende beneficiar pequenos agricultores, possibilitando que estes possam vender seus produtos fora dos seus municípios de origem, sem precisar passar por inspeção nos novos pontos de venda. Com o selo sanitário único do Suasa, o produtor terá autorização automática para comercializar em feiras e outros eventos em qualquer lugar do país. Ou seja, com a equivalência sanitária diminuem os custos com burocracia.

Porém, ainda são poucas as cidades que utilizam o Sistema. Segundo o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Ademar Batista, é necessário que as prefeituras solicitem, junto ao Governo Federal, a inspeção através do Suasa e a conseqüente implantação do selo sanitário único. Outra opção é o Estado fazer o pedido para um conjunto de municípios. Até agora, cerca de 10 municípios gaúchos estão em processo de avaliação e Crissiumal, na região noroeste do Estado, já conseguiu a implantação.

No Brasil, os estados do Paraná e de Minas Gerais são os mais avançados com os municípios de Uberlândia-MG e Barracão-PR encabeçando a lista. A Feira de Economia Solidária acontece até domingo (13), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na rua Heitor Campos, bairro Medianeira.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo