Arquivo

Consulta popular. Interior vota com Schirmer, que nomeará os subprefeitos dos distritos de SM

O prefeito Cezar Schirmer correu risco – como já deixei claro em outras observações. Apostou no próprio taco. E venceu. Na consulta popular realizada ontem, cerca de 20% dos eleitores do interior do município compareceram às urnas. Deles, em torno de 70% disseram “Sim” à pergunta formulada pelos organizadores do pleito e, assim, deram a Schirmer a missão de nomear livremente (como era antes do governo Valdeci Oliveira) os subprefeitos dos nove distritos santa-marienses.

 

Conforme os dados divulgados no final da tarde de ontem (e que noticiei em nota perto das 5 e meia), após a apuração (foto), realizada no Centro Administrativo Municipal, votaram 1.573 dos cerca de 8 mil cidadãos com domicílio eleitoral no interior – confirmando inclusive a baixa mobilização, já referida aqui neste sítio há algumas semanas. Dos que compareceram, 1.025 disseram “Sim” e 545 “Não”. Houve ainda dois votos em branco e um único nulo.

 

Assim, agora se passa à próxima etapa. O prefeito tem o direito de nomear quem desejar, mas já deixou claro pretender ouvir a comunidade do interior, antes de escolher os representantes oficiais da prefeitura nos distritos. Além disso, deve propor, via projeto de lei a ser enviado à Câmara, a formação de um Conselho de Desenvolvimento Distrital.

 

Como curiosidade, é interessante colocar duas coisas. A primeira é que em três – Passo do Verde, Pains e Palmas – dos nove distritos a maioria dos eleitores desejava a escolha direta dos subprefeitos. A segunda é o ex-subprefeito de Pains, e que foi eleito para tal por sua população, o hoje vereador Marion Mortari, do PP, que é da base do governo municipal. E que, nem bem assumiu como edil, tomou posição contrária ao pleito. Pois, ontem, foi desmentido por seu próprio povo, daquele distrito.

 

EM TEMPO: o que se viu, conforme o testemunho de muitos que estavam no Centro Administrativo Municipal na tarde deste domingo, foi um Mortari pra lá de constrangido. Viu-se derrotado em sua própria casa.

 

PARA LER A COBERTURA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA, INCLUSIVE COM O RESULTADO POR DISTRITO, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo