Arquivo

Eleições 2010. Lula dá novo sinal de que Dilma é sua candidata. E deixa meio mundo cabreiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um grande jogador. Vamos combinar. Até mesmo seus mais ferrenhos adversários concordam com a assertiva. Afinal, ele quer, e é legitimo que assim seja, conduzir o processo sucessório presidencial. E escolher o, na visão dele, melhor nome para vencer em 2010.

 

Há alguns preceitos básicos, claro. Um deles é que o ungido (e será necessariamente do PT) seja da extrema confiança dele – para que, eleito, possa continuar “sua obra” e defendê-lo com veemência quando atacado. Outro é que, embora petista, possa ter apoios variados. Portanto, não cabe alguém com perfil diversionista.

São algumas credenciais obrigatórias, as listadas acima. O problema é: quem? Dilma Rousseff (foto) é considerada a favorita. Mas, de repente, o Presidente diz que vai nomear alguém para gerir a área social. E fica todo mundo ouriçado. Não demora uma semana e a ministra-Chefe da Casa Civil é de novo erigida a favorita – conforme reportagem do jornal Valor Econômico, nesta quarta-feira, e citada pelo jornalista Ricardo Noblat (leia aqui).

 

Isso tudo para desespero de outros pretendentes, entre eles dois ou três dos demais ministros. Tarso Genro (Justiça), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Fernando Haddad (Educação) estão entre eles – ao menos na avaliação dos analistas.

 

De qualquer forma, o nome da hora (e de muitos meses atrás, aliás) é mesmo o de Dilma, como você pode conferir na nota publicada por Cláudio Humberto Rosa e Silva, na coluna que ele mantém em cerca de 40 jornais brasileiros, inclusive o gaúcho O Sul. Acompanhe e, lá no final, tem mais um comentário meu:

 

“Lula: ‘tratem bem a minha candidata’

 

Pela primeira vez, o presidente Lula se referiu à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como sua candidata a presidente, em 2010. Durante jantar na residência do governador da Bahia, Jaques Wagner, segunda-feira restrito a poucas pessoas – alguns ministros e familiares do anfitrião -, Lula pediu aos presentes para divulgar fatos positivos do seu governo e arrematou: “Por favor tratem bem a minha candidata a presidente!..”

 

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Cá entre nós, com essa movimentação toda, alguns diriam ziguezagueante, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele consegue manter sua tropa unida. Até que o nome seja enfim decidido. Quanto mais perto da eleição melhor, claro, na visão luliana.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas pelo jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo