DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Escola na Nova Santa Marta, diabetes e TCE e transparência das obras públicas

E ainda: Primavera dos Museus e a equipe de Santa Maria no Vale do Taquari

Inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Gianna Didonet está prevista para 30 de setembro (Foto João Alves/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Começou a funcionar nesta segunda-feira (18) a EMEI Professora Gianna Grassi Didonet, na Nova Santa Marta. Cerca de 75 alunos foram recepcionados com seus familiares pela equipe.

* Após a contratação de todos os funcionários da EMEI, a instituição de ensino poderá atender até 160 crianças. O quadro de professores não está completo.

* Há também vagas para estagiários de curso superior (Pedagogia e Educação Especial). Informações diretamente na escola.

* Nesta primeira semana, além da recepção de alunos e familiares, a equipe da escola também faz matrículas dos estudantes. Informações sobre inscrição e matrícula estão disponíveis no site da Prefeitura.

* Acompanhar obras públicas poderá ficar mais fácil com uma nova ferramenta a ser lançada pelo Tribunal de Contas do Estado: o Licitacon Obras.

* Promete ser um aprimoramento do controle e transparência enquanto as obras estão em andamento, além de ampliar a efetividade das auditorias do tribunal.

* “O sistema disponibiliza informações detalhadas, incluindo um mapa georreferenciado com fotos, permitindo que os cidadãos acompanhem online o progresso das obras em execução”, informa Clauber Bridi, auditor do TCE/RS.

* O Licitacom Obras será lançado em 28 de setembro.

* Audiência pública no dia 27 de setembro vai debater na Câmara de Vereadores o atendimento na rede pública de saúde de pacientes com diabete tipo 1. Será às 18 horas no plenário.

* Os usuários reivindicam o fornecimento do FreeStyle Libre, equipamento de monitoramento da glicemia em que não há necessidade de picar a ponta dos dedos diariamente.

* A lanceta fornecida pelo SUS para esta finalidade é do mesmo tamanho para crianças e adultos. Para os pequenos, trata-se de um procedimento especialmente dolorido.

* A proposição é do vereador Valdir Oliveira (PT). Recentemente o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) promoveu debate com a mesma finalidade na Assembleia Legislativa.

* O Museu de Arte de Santa Maria participa da 17ª edição da Primavera dos Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Confira AQUI a programação que vai até o dia 24.

* Entre as atividades planejadas, destaca-se a exposição coletiva “Poéticas da Diversidade” que reúne obras de artistas LGTBQIA+ e uma mesa redonda sobre o tema.

Equipe da Prefeitura estuda nova data para retornar ao Vale do Taquari e se somar ao trabalho de recuperação das cidades atingidas pelas enchentes (Foto Divulgação)

* Um marco importante desta edição é a formação do primeiro acervo LGBTQIA+ do Museu de Arte de Santa Maria, composto por obras doadas pelos próprios artistas que participam da exposição “Poéticas da Diversidade”.

* Neste último fim de semana, equipe composta por representantes da Guarda Municipal, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Cruz Vermelha Brasileira esteve no Vale do Taquari.

* Entre sexta-feira e domingo, deram apoio às comunidades abaladas pelas enchentes nos municípios de Muçum, Lajeado e Roca Sales.

* O superintendente da Guarda, Santo Cordeiro, explica que a equipe de Santa Maria atuou no levantamento de sinistros, apoio operacional em limpeza, organização e transporte de material, equipamentos, comida e remédios.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. FreeStyle Libre dura duas semanas. Para o paisano custa uns 250 pila, para o governo vai sair por uns mil. Tem gente conseguindo via judicial, porém, mais do que obvio, não é assunto para vereador. E, mais do que obvio, orçamento do SUS não é ilimitado, para alguem nao ter que furar o dedo (mais comodidade do que necessidade) alguém vai ficar sem alguma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo