JornalismoTrabalho

JORNALISMO. Aprovada no Senado, obrigatoriedade do diploma ainda depende da Câmara dos Deputados

A restituição do diploma de curso superior como obrigatório para o exercício da profissão de jornalista demoooora. Foi uma “missa” para aprová-la no Senado. Não que os parlamentares recusassem a Proposta de Emenda Constitucional. Os prazos e a leniência na tramitação é que fizeram com que tudo ocorresse muito lentamente.

Pois, agora, o processo se repete na Câmara dos Deputados – ainda que se constate, quaisquer que sejam os levantamentos feitos, a simpatia absoluta pela aprovação. E tem como um de seus principais apoiadores, inclusive, o santa-mariense (e jornalista) Paulo Pimenta, autor de uma das propostas em debate.

Então, as entidades que representam os jornalistas decidiram pressionar para que a coisa ande mais rápido, como você pode conferir no material produzido e publicado, originalmente, no portal Coletiva.Net, especializado em mídia. A seguir:

Entidades buscam acelerar PEC do Diploma

A Federação Nacional dos Jornalistas está em contato com as lideranças dos partidos que ainda não indicaram os membros que farão parte da Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O grupo será responsável por analisar a PEC do Diploma e as indicações dos nomes devem ser realizadas o mais rápido possível. Para isso, a entidade também pediu que os sindicatos dos jornalistas regionais fizessem o mesmo, para que o processo de aprovação seja efetivado.

A comissão será composta por 24 membros titulares e suplentes de igual número. Para completar os componentes, PT (4 titulares e 4 suplentes), PMDB (3 titulares e 3 suplentes), PSDB (2 titulares e 2 suplentes), PP (2 titulares e 2 suplentes), DEM (1 titular e 1 suplente) e PDT (1 titular e 1 suplente) devem indicar os nomes que farão parte da comissão. Já indicaram PR, PSB, PSD, PTB e PRB.

Segundo Celso Schröder, presidente da Fenaj, a indicação dos nomes deve ser feita o quanto antes, já que o documento foi aprovado pelo Senado, faltando apenas a Câmara de Deputados. “A direção da Fenaj está em contato com os líderes dos partidos no Congresso e orientou os Sindicatos dos Jornalistas a fazerem o mesmo nos seus estados e regiões, solicitando a todos que façam as indicações o quanto antes, para que esta aspiração da categoria seja aprovada definitivamente também na Câmara dos Deputados, pois já foi pelo Senado”, informa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. depois de chamar de cozinheiro,o jornalismo e redaçoes nao deveriam aprovar a obrigatoriedade do diploma,o governo do PT é ridiculo.Vao comprar refinarias falidas e velhas e construir porto em Cuba que ganham muito mais.E a MCdonaldizaçao do PT implantaram na mafia dos partidos e da politica brasileira.É uma grande vergonha!A politica tem cozinheiros e muitos muitos restaurantes que viram em muitas muitas e grandes pizzas e fazem o povo de palhaço!No Brasil,o palhaço é o povo é voce cidadao de bem igual eu que pago fielmente os 87 impostos anuais que enfiam naquele nosso lugar que temos que pagar,infelizmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo