Arquivo

”Ficha suja”. Supremo faz (e bem) a sua parte. Só condenado em última instância não concorre

Pode ser que, agora, acabem com a história absurda de fazer com que, na prática, condenado em última instância seja condenado eterno. Por uma grande maioria (8 x 2, neste momento – falta apenas o voto do presidente, Gilmar Mendes), os ministros do Supremo Tribunal Federal não acataram posição da Associação dos Magistrados Brasileiros, com a adesão de várias outras entidades – que pretendiam barrar as candidaturas daqueles que tenham algum tipo de condenação, mesmo que a possibilidade de recurso não tenha esgotado.

 

Me sinto muito bem com isso. É verdade que o STF, quando em vez, se atrapalha. Mas não em matéria constitucional – que é, aliás, a sua função. Isso mesmo: zelar pela Constituição, a lei maior do pais. E esta garante, como mandam os ditames da democracia, que ninguém pode ser considerado culpado antes de todas as possibilidades de defesa serem esgotadas.

 

Venceu, ainda bem, a presunção de inocência. E é fundamental que assim seja – todos são inocentes, até prova irrecorrível em contrário. É isso. Acabou.

 

EM TEMPO: apenas, até agora, os ministros Joaquim Barbosa e Ayres Britto votaram a favor do pedido da AMB. É direito deles pensar dessa maneira. Nada a questionar. Mas que bom (para a democracia) que sua posição foi largamente minoritária.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo