CampanhaEleições 2010PartidosSanta Maria

NO DIVÃ. PMDB se reúne para debater fracasso eleitoral em Santa Maria. E tentar chegar às causas

No início da noite de quarta-feira, dia 14, se reúne o Diretório Municipal do PMDB de Santa Maria. Tema único: a avaliação do resultado do pleito de 3 de outubro, especialmente o desempenho do partido.

O encontro do peemedebismo da boca do monte, curiosamente, se dá poucos momentos depois de reunião do Diretório Estadual do Partido, prevista para a tarde do mesmo dia no Hotel Everest, em Porto Alegre. Lá, porém, não se debaterá o resultado passado (o que aconteceu na última sexta), mas se definirá uma posição oficial dos gaúchos do PMDB sobre o segundo turno do pleito presidencial.

É possível supor que não haverá participação santa-mariense no trololó da capital. Até porque, se isso acontecer, será entendido como omissão em relação aos destinos locais da sigla. Não é esta, porém, a avaliação claudemiriana, inclusive a partir de conversas que tive nos últimos dias com dirigentes do PMDB/SM.

Aqui, estão preocupados, meeeesmo, é com o futuro da sigla e da própria administração municipal de Santa Maria – antes de qualquer outra coisa. Para a maioria, não obstante as manifestações públicas tentando jogar responsabilidades para fatores externos, o problema que levou ao fracasso eleitoral na cidade é todo nativo.

Qual? Ninguém ousa falar muito em voz alta. O que talvez ocorra na próxima quinta. Taaalvez. Afinal, segundo todos os que ouvi, a maior parcela de “culpa” pelo desempenho pífio (e nessa avaliação há unanimidade – contra números não dá pra brigar) seria exatamente da condução política da administração. Noutras palavras, Cezar Schirmer e seu governo seriam os responsáveis. Mmmmmm…. Não é demais, não, perguntei a um peemedebista? “Talvez, mas é na imagem dele que tudo vai respingar, de qualquer maneira”, me redargüiu. É. Pode ser. Talvez seja.

E quanto a Dilma e Serra, também perguntei, a meia dúzia de graúdos. “Se depender de Santa Maria, a tendência é não tomar posição e liberar os filiados a agirem como melhor lhes convier”. Nisso há concordância, também, com o que se imagina devam defender os peemedebistas que forem ao encontro da capital, poucas horas antes da reunião da boca do monte.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Penso que teve muito de fator externo sim, no resultado do PMDB. Um deles foi o Eliseu Padilha, o outro foi o Alceu Moreira e também o Terra, mas também teve o Záchia, o Elmar Schneider e tantos outros forasteiros. Claro, isto tudo sem tirar o mérito de Schirmer e Tu vias.

  2. O que tenho observado no PMDB pós-eleições é muito mais uma disputa pela ocupação dos espaços vazios causados pelas urnas do que uma análise das causas do fracasso retumbante. Mas, cada um com seus problemas!

  3. Alguém saberia me dizer quando será a última e definitiva “Prestação de Contas” do pleito deste ano? Estou curioso para saber a prestação de um certo candidato “balonista” (que não se elegeu); que fez uma campanha; digamos milionária na cidade;…com muitos “carros-de-som”, placas, cavaletes (vários; inclusive alguns atrapalhando o trânsito), banners, santinhos e vários comitês espalhados na cidade.

  4. Vc disse tudo Sebastião. Não é necessário discutir as causas do fracasso, basta olhar para Santa Maria e ver o que nos rodeia.O povo está muito arrependido do erro cometido na eleição para prefeito e hoje se maldiz por isto. Esta última eleição é um anúncio ao prefeito do que virá em 2012, afinal o povo pode até se enganar mas não é bobo.

  5. Pelo Jeito o PmDB Santamariese também vai aderir a imparcialidade ativa!!!
    Devem copiar o que já acontece no paço municipal. Se bem que lá as coisas já estão um pouco adiantadas.. além da imparcialidade ativa, existe a morosidade ativa e inoperância ativa!!!

  6. Os números são o reflexo do que se ouvia nas ruas, quando as pessoas abordavam Pimenta na maior parte das vezes falavam do erro da cidade na eleição para prefeito, quando abordavam Valdeci perguntavam pela possibilidade de volta dele ao paço municipal,embora Pimenta argumentasse que nesse momento o assunto era as eleições nacionais e estaduais o assunto persiistia e da mesma forma era com Valdeci.
    Existe uma grande decepção com o atual prefeito,não só com o governo dele e sim com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo