Arquivo

População. Estimativa do IBGE, de 1º de julho, indica que Santa Maria tem 266.822 habitantes

O IBGE divulgou, na manhã desta sexta-feira (e este sítio, modéstia às favas, publicou logo em seguida) os resultados da pesquisa anual de estimativa habitacional. E se ficou sabendo que, em 1º de julho, data base do levantamento, o Brasil tinha  189.612.814 habitantes e o Rio Grande do Sul, 10.855.214.

 

Além dos números por Estado e Região (confira as sugestões de leitura), foram divulgados dados de todos os 5.565 municípios do País. E Santa Maria, que em 2007 tinha 263.403 moradores, hoje tem cerca de 3,400 mil mais. Ou, para ser exato, 266.822 cidadãos residentes. Ou 1,3% mais.

 

Aliás, o município mais populoso do Brasil segue sendo São Paulo, com 10,9 milhões de habitantes. E o Rio de Janeiro o segundo, com 6,1 milhões. Porto Alegre está em sétimo lugar, com 1,4 milhão.

 

Esses dados, mais que mera intenção de mostrar trabalho,por parte do IBGE, tem importância fundamental para os estudos demográficos, a implantação de políticas públicas e, de uma forma bastante prática, ainda ajudam a fixar índices de retorno de tributos estaduais e federais. Não é apenas para bonito, enfim.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “População brasileira chega a 189,6 milhões de habitantes, estima IBGE “, de Cristiane Ribeiro, da Agência Brasil.

E leia aqui todo o material divulgado pelo próprio IBGE, com informações resumidas da pesquisa, com dados bastante interessantes sobre todas as regiões e estados brasileiros.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo