Que não se diga que o PMDB/RS não esperneia
É indiscutível. Os peemedebistas gaúchos estão se esforçando para, mais que bancar, garantir a candidatura de Pedro Simon à Presidência da República contra todas as evidências que indicam a impossibilidade prática e política de viabilizá-la na convenção nacional do PMDB.
O jornal Zero Hora publica, nesta segunda-feira, entrevista do governador Germano Rigotto à repórter Iara Lemos. Nela, o chefe do executivo gaúcho, candidato à reeleição, fala até em cooptação política do PDT, a quem caberia a vice-presidência, com Cristovam Buarque. E aposta que Anthony Garotinho, posto diante desta possibilidade, desistiria de sua postulação a companheiro de chapa de Simon.
Leia, a seguir, trecho da entrevista:
“Imagine Simon com Cristovam como vice”
Depois de assistir pela TV ao jogo entre Internacional e Cruzeiro, na tarde de ontem, o governador Germano Rigotto falou a Zero Hora em defesa da candidatura do senador Pedro Simon à Presidência pelo PMDB e da possível aliança do partido com o PDT e o PPS. Rigotto defende que o vice de Simon seja o senador Cristovam Buarque, pré-candidato do PDT à Presidência. Mas sabe que é preciso antes convencer o próprio partido a lançar candidatura ao Palácio do Planalto. Enquanto o duelo final no PMDB se avizinha, o governador aquece o coração nas disputas futebolísticas: – Sofri feito um louco com o Inter. Depois da entrevista, vou torcer para o Grêmio. Leia a seguir um resumo da entrevista:
Zero Hora – O PMDB adiou de 11 para 29 de junho a convenção que decidirá sobre a candidatura à Presidência. O senhor apóia a manutenção da candidatura do senador Pedro Simon à Presidência nessas condições?
Germano Rigotto – A candidatura de Simon tem tudo para seguir. É um crime o que estão fazendo de tentar jogar para frente a convenção. Simon tem condições de ser a terceira via. Eu sabia disso, tinha convicção de que isso aconteceria, de que a candidatura deLula e de Alckmin teriam dificuldades se aparecesse uma terceira via. Simon, pela figura ética que é, tem condições de ser a terceira via ao PT e o PSDB.
ZH – Mesmo tendo Garotinho como vice?
Rigotto – Garotinho não será vice de Simon.
ZH – E quem será o vice?
Rigotto – Será alguém de um partido com o PMDB. Tem o PDT e o PPS. Se Simon for confirmado como candidato, no meu modo de ver, o PDT já estaria junto. Falei com Cristovam (senador Cristovam Buarque, candidato à Presidência pelo PDT) sobre isso. O PDT já estaria se encaminhando para uma coligação com o PMDB. Eu disse a Cristovam que Simon é uma candidatura que tem tudo para ser a terceira via, mas que era fundamental ter PDT e PPS junto. Imagine Simon com Cristovam como vice. Imagine o que isso representaria. Cristovam disse que isso dependia do partido, mas que ele jamais seria um empecilho para que isso acontecesse. Se fizermos uma coligação com PDT e PPS, teremos uma candidatura que vai crescer por fora do PT e do PSDB.
ZH – Se Garotinho não abriu mão da candidatura à Presidência antes, por que abriria mão da vaga de vice agora?
Rigotto – Vai ter de abrir. Abre mão, sim. Garotinho, no fundo, sabe que a candidatura dele à Presidência foi inviabilizada. Ele sabe que a candidatura dele a vice não ajuda Simon. Não tenho a menor dúvida de que quando surgir a possibilidade de uma coligação, a candidatura de Garotinho cai fora e entra um partido como o PDT, o PPS ou os dois, que formariam uma bela coligação. A candidatura de Garotinho é questão de tempo se tivermos uma…
SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.