Péssima notícia. Safra agrícola, uma das âncoras da economia, tem nova expectativa de quebra
O Brasil, em 2008, teve uma safra agrícola histórica. Colheram-se, nos campos do País, nada menos que 142,3 milhões de toneladas. Foi, com certeza, uma das âncoras do crescimento experimentado ano passado. Lamentavelmente, porém, as perspectivas para 2009 não são exatamente as mesmas, nem melhores.
Dados divulgados nesta segunda-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo IBGE, a rigor, diferem apenas nas vírgulas. E ambos apontam uma queda bastante razoável no desempenho da safra agora, em 2009. De acordo com a Conab, que já previu 136,5 milhões de toneladas, agora aposta em 134,15 milhões. E o IBGE, que em previsão anterior imaginava 136 milhões, agora reduziu a expectativa para 135 milhões de toneladas.
Qualquer que seja o número, porém, ele é no mínimo 6% inferior ao obtido em 2008. O que não é pouca coisa, com certeza. Entre as causas estão basicamente as naturais, a estiagem no sul e as chuvas excessivas no nordeste. Mais detalhes, na reportagem de Célia Froufe e Jacqueline Farid, publicada na versão online dO Estado de São Paulo. Confira:
Conab e IBGE reduzem previsão para a safra atual de grãos
Estiagem na região Sul e o excesso de chuvas no Nordeste são os grandes responsáveis pela queda da produção
A safra de grãos 2008/2009 deve cair 6,9% na comparação com a anterior, para um total de 134,15 milhões de toneladas, segundo estimativa divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura. A previsão anunciada hoje representa um recuou de 1,78% na comparação com a apresentada em maio, quando a projeção era de uma colheita de 136,5 milhões de toneladas.
De acordo com a Conab, a estiagem na região Sul e o excesso de chuvas no Nordeste são os grandes responsáveis pela queda da produção de grãos no País. Já a área cultivada cresceu de 47,4 milhões de hectares para 47,6 milhões de hectares.
A Conab salientou que o Sul do País é a área mais prejudicada pelo clima, com diminuição de 10,2% da produção, estimada agora em 53,52 milhões de toneladas. A região é responsável por 39,89% da produção nacional. No Centro-Oeste, a safra será de 48,04 milhões de toneladas, também de acordo com a Conab, o que representa uma queda de 4,8% ante a anterior. No Sudeste, o recuo previsto é de 3,8%, já que a estimativa passou para 16,77 milhões de toneladas. No Nordeste, a projeção é de queda de 4,9%, para 11,95 milhões de toneladas e, na região Norte, de 3,87 milhões de toneladas (-4,3%)…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.