Sem categoria

CHILE. Sebastián Piñera é eleito presidente e pede unidade

“Postado por Gilson Piber”

O empresário direitista Sebastián Piñera, novo presidente do Chile, pediu “unidade” para enfrentar os problemas do país em sua primeira aparição pública depois de vencer as eleições presidenciais de domingo (17).  “Nosso país necessita, hoje mais do que nunca, de unidade. Os problemas que enfrentamos hoje em dia são muito grandes e desafiantes, e precisamos de unidade”, disse Piñera a Eduardo Frei, seu rival, em um encontro em que os dois estavam acompanhados por suas famílias.Frei, que reconheceu cedo sua derrota, admitiu que “o novo governo abre novas expectativas para muitos chilenos” e desejou a Piñera “pleno êxito em seu governo”. “Quero felicitar Sebastián Piñera. A maioria dos chilenos lhe deram sua confiança para que conduza os destinos do país pelos próximos quatro anos, e desejo êxito em sua gestão”, reconheceu o candidato derrotado.  

Até o final da noite de domingo (17), Piñera tem 51,6% dos votos e Frei tem 48,4%, com 99% das urnas apuradas. As urnas começaram a ser fechadas e os votos apurados às 17h de Brasília. Em uma jornada eleitoral sem sobressaltos, mais de 7 milhões de chilenos foram convocados às urnas após o primeiro turno, realizado em 13 de dezembro.  Aos 60 anos, Piñera é economista e fez mestrado e doutorado na mesma área. Ele trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), atuou como professor universitário. e já foi senador e presidente do seu partido. Piñera é um dos homens mais ricos do Chile, proprietário de uma rede de televisão, detentor de partes da companhia aérea LAN e com investimentos variados nos setores de minerador, imobiliário e de saúde. Ele prometeu consolidar a “economia social de mercado”, sempre privilegiando os empregos.A derrota do candidato governista representa a volta da direita chilena à Presidência pela via democrática 52 anos depois da vitória de Jorge Alessandri, em 1958.

 Piñera também põe fim a quatro mandatos consecutivos da Concertação e se transforma no primeiro líder da direita desde o retorno do Chile à democracia, em 1990, após 17 anos do regime militar comandado por Augusto Pinochet (1973-1990).

 Com informações do G1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo