Arquivo

Sedufsm. Bolo, homenagens e lançamento de livro, a festa pelos 19 anos da entidade docente

Com direito a justas homenagens a personagens já falecidas e que fizeram parte da história da entidade, e um bolo de aniversário (na foto, com os dirigentes), aconteceu ontem à noite o lançamento do terceiro volume das “Reflexões Docentes”, naquele que foi o último evento que festejou os 19 anos da Seção Sindical dos Docentes da UFSM.

 

A entidade que representa os professores da Universidade Federal tem uma história de lutas pra lá de respeitável, e é reconhecida como tal em Santa Maria. Sobre o que aconteceu ontem, e outras informações, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto é de Fritz Nunes, a foto de Regina Vogt. A seguir:

 

“Lançamento de “Reflexões Docentes III” marca final

das comemorações de 19 anos da SEDUFSM

 

No mês em que a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) comemorou 19 anos, o encerramento da programação comemorativa ocorreu nesta quinta, 27, à noite, quando foi lançada a terceira edição do livro “Reflexões docentes”. A obra é composta de 320 páginas, com 141 artigos de professores e convidados, que tiveram seus textos publicados nos jornais A Razão e Diário de Santa Maria entre junho de 2006 a junho de 2008.

 

Durante a solenidade, no auditório da SEDUFSM, o professor Diorge Konrad, que dirigiu a entidade no período das publicações, destacou que os últimos anos foram marcados por um esforço no sentido de uma “construção coletiva” ao mesmo em que se procurava resistir aos ataques contra a universidade. A publicação, segundo Konrad, traduz o pensamento daqueles que levantaram a bandeira em defesa de uma universidade pública e gratuita, desapegada de interesses do mercado e de pequenos grupos. “O livro traduz o ‘espírito de luta’ da nossa entidade sob todos os aspectos possíveis que envolviam a universidade e a sociedade na qual estamos inseridos”.

 

O presidente da gestão atual do sindicato, professor Sérgio Prieb, ressaltou os 19 anos da entidade como sendo de “resistência” contra projetos privatizantes. E o momento, segundo ele, é bastante delicado, tendo em vista a “crise financeira” resultante dos problemas gerados pela suspensão unilateral do registro sindical do ANDES pelo ministério do Trabalho. Prieb frisou que esse quadro complexo não chega a se refletir nos artigos porque o agravamento se deu nos últimos meses. Para o presidente da seção sindical, lançar o livro neste momento também representa um ato de “resistir” a todo esse conjunto de ataques perpetrados pelo governo, visando à “destruição do ANDES”, em favor de uma entidade governista, o ProIFES.

 

HOMENAGENS– O primeiro exemplar do “Reflexões docentes III” foi entregue pelo presidente da SEDUFSM no biênio 2006-2008, Diorge Konrad, a Luizele Santos, filha do professor Joel Abílio Pinto dos Santos, falecido em 2007. Também foram convidadas e receberam um exemplar do livro, as senhoras…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra do texto “Lançamento de “Reflexões Docentes III” marca final das comemorações de 19 anos da SEDUFSM”. E clique aqui para ler outras informações sobre a Seção Sindical dos Docentes da UFSM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo