CÂMARA. Em reunião apenas com pronunciamentos, vereadores defendem trabalho e criticam imprensa
POR MAIQUEL ROSAURO
A Comissão Representativa da Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida ontem (15) apenas para pronunciamentos, uma vez que não havia previsão de apreciação de projetos. Em seus discursos, boa parte dos edis fez questão de defender que trabalha em prol da comunidade mesmo durante o recesso parlamentar. Também se destacaram as críticas à imprensa local. Confira no texto de Clarissa Lovatto Barros, da assessoria de imprensa do Legislativo.
Vereadores participam de reunião da Comissão Representativa

Presidida pelo vereador Sérgio Cechin, a Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira (15), reunião da Comissão Representativa do mês de janeiro. Como não previsão de apreciação de projetos no recesso parlamentar, a Comissão foi específica para pronunciamento dos vereadores. A próxima reunião acontece no dia 03 de fevereiro, às 10h. Acompanhe:
Admar Pozzobom (PSDB) desejou sucesso ao vereador Cechin na condução da presidência da Câmara de Vereadores, parabenizando Cechin por compartilhar com a totalidade dos vereadores os encaminhamentos da presidência. Declarou que a Câmara de Vereadores está em recesso parlamentar, mas que os vereadores permanecem trabalhando em prol da comunidade. “A Câmara está de recesso, mas nossos gabinetes estão em funcionamento”, comentou.
Jorge Trindade (PT) assim como vereador Admar, afirmou que os edis permanecem trabalhando em nome da comunidade mesmo no recesso parlamentar. Destacou que a unidade móvel do gabinete percorre os bairros da cidade, inclusive nos sábados, a fim de atender às demandas da população. Lamentou que, muitas vezes, pessoas mal informadas publicam em blog notícias inverídicas, citando, como exemplo, a informação equivocada de que ele e o ex-secretário estadual Fabiano Pereira estariam saindo do PT. “Eu jamais vou sair do Partido dos Trabalhadores. Saiam do meu colo e, como diz o ditado popular, me deixem trabalhar”, declarou. Criticou o jornal Diário de Santa Maria pela reportagem, publicada no último final de semana, a qual noticiou, segundo o vereador, de maneira equivocada a ausência de vereadores em sessões ordinárias. Declarou que não faltou à sessão ordinária, destacando que, além de justificativa médica, obteve autorização do plenário para representar a Câmara em agendas em Brasília e Porto Alegre.
Anita Costa Beber (PR) registrou que, após as últimas chuvas, o distrito de Arroio Grande está em situação horrorosa. “Eu fiquei pasma de ver toda essa desgraça. Além disso, o distrito não tem subprefeito para comunidade recorrer”, comentou. Informou que vai tentar agendar reunião com o prefeito Schirmer para designar um subprefeito para Arroio Grande. Rebateu a afirmação de um ouvinte, veiculada na emissora de rádio Imembuí de que os vereadores não trabalham pela comunidade. Anita registrou que, mesmo sendo submetida a procedimento cirúrgico, nunca deixou de trabalhar por Santa Maria e não admite críticas ao trabalho do Legislativo.
João Kaus (PMDB) desejou que 2015 seja, no mínimo, igual ou melhor que 2014. Afirmou que os vereadores permanecem o trabalho na e pela comunidade apesar do recesso parlamentar. Registrou que apóia a reivindicação da comunidade da Tancredo Neves pela implantação da sinaleira na Rua Maranhão esquina com a Rio Branco. Em relação à presença nas sessões, declarou que participou 100 por cento das sessões. “Esse é meu dever e meu trabalho e o motivo de 100% de presença é porque não fiz nenhuma viagem e não tive nenhum problema de saúde”, declarou. Sobre a eleição da atual Mesa Diretora, declarou que não se considera um perdedor porque se manteve leal ao grupo ao qual faz parte. “O que conta para mim é a minha conduta. Jamais me sentirei perdedor fazendo aquilo que minha consciência manda”, ponderou.
Dr. Ovidio (PTB) destacou a relevância da criação, no interior do Estado, do primeiro curso de residência médica em otorrinolaringologista no Hospital Universitário de Santa Maria. Solicitou agendamento de reunião da Câmara de Vereadores com o a direção do HUSM para saber de que maneira o Legislativo pode ajudar a viabilização dessa residência.
Manoel Badke (DEM) assim como o vereador Ovidio, destacou a relevância da Câmara de Vereadores em apoiar a viabilização do curso de residência médica em otorrinolaringologista no Hospital Universitário de Santa Maria. Lamentou o fato de os veículos de comunicação não divulgarem as ações dos vereadores e citou como exemplo a ausência de notícias sobre o empenho do Legislativo para tratar do Hospital Regional. Informou que, na última reunião, participou de reunião com o prefeito Schirmer para tratar, junto com o Sindicato dos Municipários, para tratar do plano de saúde. Porém, segundo o vereador, os jornais noticiaram apenas a presença do Sindicato e do prefeito na reunião. Badke sugeriu que a comunidade universitária promova, com o início das aulas nas instituições de ensino superior em março, trotes solidários a fim de obter doação de sangue.
Luiz Carlos Fort (PT) afirmou que o PT conseguiu, com demais partidos, conseguiu efetivar acordo administrativo para gerenciar a Câmara de Vereadores. “Quando se faz acordo para Mesa Diretora se faz um acordo político”, enfatizou, ressaltando que a composição no Legislativo não prejudica a relação do PP com o Executivo Municipal. Reiterou que foi um dos vereadores que conseguiu agilizar acordo transparente com o PP a fim de garantir a eleição da Mesa Diretora. Segundo o vereador, o acordo administrativo é para 2015 e 2016 .
Marcelo Bisogno (PDT) cumprimentou a professora Iara Druzian por ter assumido a função de titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, destacando o profissionalismo e a competência de Iara. Afirmou que a professora assumiu na terça-feira o cargo e, no dia seguinte, foi até a Escola Cícero Barreto para tentar resolver os problemas estruturais da instituição. Registrou preocupação com o abandono da obra da Corsan em Camobi, bem como a situação de abandono da Rua Venâncio Aires.
"Trabalho do legislativo"
Dados, por favor.
Projetos executados aprovados e em funcionamento.
Locais,datas, enfim descreve-los.
Mazá Anita- Até parece aquela de Garibaldi.É isso aí vereadora mostra pra essa imprensa marronzista que a senhora pode.De quebra manda essa gente se calar. Faz aquele projetinho capaz de alegrar todo mundo. Aproveita mais esses 2 anos que tens pela frente.Manda bala , minha guerreira…aahahaa não "seje" modesta
Pessoa é eleita com 1500 votos numa cidade que tem quase 200 mil eleitores. Acha que virou autoridade.
Interessante a vereadora Anita dizer que "não aceita críticas ao trabalho do Legislativo". Prá não alongar a conversa, seria bom alguém lembrá-la que os tempos são outros.