Arquivo

Educação.Lula sanciona lei que cria 38 Institutos Federais. Um deles terá sede em Santa Maria

Com todo o devido respeito, a mídia santa-mariense, desde a primeira hora, está subestimando a informação que, modéstia às favas, foi publicada antes aqui (em meados de julho): a boca do monte será sede de um dos 38 Institutos Federais de Educação criados pelo governo. Aliás, a lei respectiva foi assinada nesta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto).

 

Santa Maria, inclusive, terá a reitoria do chamado Instituto Federal Farroupilha, composto de sete escolas técnicas: quatro já existentes, em Júlio de Castilhos, São Vicente do Sul, Santo Augusto e Alegrete, e outras três a ser instaladas em Santa Rosa, São Borja e Panambi.

 

É um feito e tanto para a educação do centro do Estado, tornando a cidade referência cada vez mais consistente no setor do saber. Afinal, em todo o País deverão ser mais de 350 escolas previstas para até 2010. Todas reunidas nesses 38 institutos, dos quais o Rio Grande do Sul terá três. Um aqui.

 

A propósito da sanção presidencial, confira reportagem distribuída pela Agência Brasil. E não deixe de conferir as sugestões de leitura; uma delas a nota inicial já publicada aqui, com mais detalhes do nosso Instituto Federal Farroupilha. Acompanhe, antes, o texto de Yara Aquino, com foto de Antonio Cruz:

 

“Lula sanciona projeto de lei que cria institutos federais de educação

 

Na presença de representantes de entidades da área de educação e do ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (29) projeto de lei que cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets).

Os institutos surgem da integração entre as escolas técnicas, agrotécnicas e centros federais de educação tecnológica (Cefets), que agora serão unidos sob uma política pedagógica comum. Os Ifets começam com 168 unidades e a meta é chegar a 2010 com 311 unidades, além de ampliar o número de vagas de 215 mil para 500 mil.

Com os Ifets ocorrerá o aumento do número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia. Metade das vagas dos institutos será destinada ao ensino médio integrado ao profissional, o que possibilitará ao estudante se formar profissionalmente durante essa etapa de ensino.

Na educação superior serão incentivados cursos de engenharia e bacharelados tecnológicos, que contarão com 30% das vagas. Outros 20% serão destinados para licenciaturas em ciências da natureza, com objetivo de reverter o déficit de professores nas áreas de física, química, matemática e biologia…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Lula sanciona projeto de lei que cria institutos federais de educação”, de Yara Aquino, da Agência Brasil.

Leia também a nota “Educação. Mais um reitor em Santa Maria. O do Instituto Federal Farroupilha, criado ontem”, que publiquei nesta página em 17 de julho passado.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo