Arquivo

ESPECIAL (2).Tudo bem até 99. Nas duas últimas legislaturas, desandou. Em 7 anos, 27 medalhas

A Medalha Mérito Cultural Prado Veppo foi instituída em 2000. E é, reconheça-se, muito importante, premiando os literatos da cidade. Aliás, é provavelmente uma das mais justas criadas pelo Legislativo. Como também é outra, criada no mesmo ano: a comenda Manoel Pena Xavier. Esta deveria homenagear anualmente quatro destaques da Pecuária. Mais exatamente, como reza o Decreto Legislativo 02/2000, “um produtor de gado de corte, um produtor de gado leiteiro, um produtor de ovinocultura, um produtor de suinocultura”.

 

ABRIR PARÊNTESE: Neste ano, 2008, por sugestão de tubias Calil, do PMDB, a homenagem foi feita – a três produtores, e não quatro. Já em 2007 a comenda, embora devesse ser anual, não foi entregue. FECHAR PARÊNTESE.

 

De todo modo, era um tempo em que a Câmara levava mesmo a sério as homenagens. Inclusive todos os vereadores compareciam às sessões solenes e/ou especiais, e não como hoje, quando não chega a meia dúzia de gatos pingados a comparecer, num desrespeito (esse sim, solene) aos homenageados. Ate aquele ano, 2000, o Legislativo, em mais de década e meia, havia instituído 15 medalhes e/ou comendas. Uma por ano, em média. Depois, simplesmente, desandou.

 

As duas últimas legislaturas foram um descalabro político (na opinião claudemiriana, claro). Mas os edis encontraram um meio de aparecer diante de um grupo de pessoas, maior ou menor, através do “medalhamento” ou “comendamento”. Em sete anos, de 2001 a 2007, nada menos que 27 troféus do tipo foram gestados e aprovados, não raro por unanimidade, pelos vereadores. Caro meu bestunto, são qualquer coisa como quatro “idéias” do tipo, por ano. Ah, foram 16 na legislatura passada, 11 nesta, que encerra dentro de uma semana.

 

É verdade, não custa nada ressalvar, que os lembrados não têm culpa. Mais ainda: há homenagens justas, toda a comunidade reconhece. Mesmo estas, porém, diante do absurdo numérico, acabam não sendo tão justificadamente festejadas, como mereceriam.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo