JudiciárioMinistério Público

LAVA JATO. Operação da Polícia Federal prende até presidentes de duas das maiores empreiteiras do País

Um dos diretores da Construtora Odebrecht é levado pela Polícia Federal para Curitiba
Um dos diretores da Construtora Odebrecht é levado pela Polícia Federal para Curitiba

A Andrade Gutierrez (mais conhecida no Rio Grande do Sul por ter sido a empresa contratada para construir o Estádio Beira Rio) era uma das empreiteiras grandonas que estavam meio livres. Estava. Como também se encontrava em situação mais ou menos tranquila a Odebrecht. Se encontrava.

As duas grandonas, entre as maiores do País e com participação inclusive fora do País, foram os alvos mais conhecidos de mais uma fase da Operação Lava Jato. E é o grande assunto de hoje, no Brasil. Mais detalhes, inclusive quais os graúdos presos (entre eles os presidentes das duas empresas), (que é conhecida do Rio Grande por conta da construção do Estádio Beira

você tem no material produzido pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A reportagem é de Adriana Justi, com foto de Reprodução. A seguir:

Lava Jato cumpre 59 mandados em quatro estados na 14ª fase

A Polícia Federal (PF) cumpre desde a madrugada desta sexta-feira (19) a 14ª fase da Operação Lava Jato. São 59 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esta fase da operação, chamada de “Erga Omnes”, tem como alvo as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, segundo a PF.

Até as 9h, onze dos 12 mandados de prisão já haviam sido cumpridos. Entre os detidos, estão:

Odebrecht
Márcio Faria, executivo
Rogério Araújo, executivo
Alexandrino Alencar, executivo
Marcelo Odebrecht, presidente da empresa
Cesar Ramos Rocha, executivo

Andrade Gutierrez
Otávio Marques Azevedo, presidente

A Odebrecht foi citada em 15 de setembro do ano passado durante um depoimento de Paulo Roberto Costa, que cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro. Na época, ele detalhou à Polícia Federal supostas irregularidades cometidas pela empresa em contratos com a Petrobras.

Do total de mandados, oito são de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 38 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. A Lava Jato foi deflagrada em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro.

A prisão temporária tem prazo de cinco dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. Já a prisão preventiva pode ocorrer por termpo indeterminado, enquanto durarem as investigações.

Os mandados de busca e apreensão serão cumpridos em Jundiaí (1), São Paulo (17), Rio de Janeiro (16), Belo Horizonte (2) e Porto Alegre (2). Os de prisão preventiva em São Paulo (4), Rio de Janeiro (3) e Minas Gerais (1). Os de prisão temporária serão cumpridos em São Paulo (2), Rio de Janeiro (2). Já os de condução coercitiva serão em São Paulo (5), Rio de Janeiro (3) e Porto Alegre (1)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo