Coluna Observatório.Eleição de subprefeitos e a sinuca de bico posta para o futuro prefeito
Valdeci conviveu com
Marion. Novo prefeito
está numa encruzilhada
Sem fazer juízo de mérito, pelas opiniões colhidas junto a quem tem acesso ao pensamento do futuro prefeito, parece bastante evidente que Cezar Schirmer não quer a eleição direta para os subprefeitos.
Para defender sua posição tem, inclusive, um discurso bastante coerente, do ponto de vista puramente administrativo: nada resolve o povo escolher seu representante distrital se o governo não oferecer as condições para o exercício do cargo, posteriormente.
No entanto, se no período anterior a Valdeci Oliveira a questão era simplesmente de gestão das relações entre a administração e as comunidades, agora é política. Isto é, o Chefe do Executivo terá que, inevitavelmente, se mantido o processo, conviver com eventuais opositores no exercício de uma função delegada pela população. O que nem sempre é fácil.
Alguém dirá: isso é pouco provável. Na-na-ni-na-não! Exemplo: Marion Mortari, do PP, se elegeu e reelegeu subprefeito de Pains escorado numa montanha de votos. E Valdeci coexistiu com isso. Não deve ter sido fácil – imagina-se – do ponto de vista político.
Enfim, e resumindo: trata-se de assunto administrativo, mas sobretudo político. E entre eles Schirmer terá que se definir. Se mantiver tudo como está, promovendo a eleição, terá aliados e adversários, conforme o distrito. Se, porém, fizer o que gostaria e apenas nomear os subprefeitos, de um lado, quem sabe, terá mais tranqüilidade na gestão, que estará necessariamente afinada com os propósitos do governo. De outro, porém, entregará graciosamente um discurso à oposição, que implantou um processo democrático e de sucesso junto à comunidade.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.