Arquivo

Expectativa. Analistas preveem queda de 0,75% na taxa de juros nesta quarta-feira

As instituições  financeiras preveem queda de 0,75% na taxa básica anual de juros (Selic),  em reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) nesta quarta-feira (21). A economia crescerá 2% este ano, segundo o mercado, confirmando a mesma previsão feita no boletim Focus na última segunda-feira, enquanto em 2010 o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer 3,9%. O crescimento da produção industrial vai ficar este ano em 2,15%, enquanto há uma semana o mercado previa 2,5% de expansão. A expectativa para o próximo ano é de crescimento de 4,3%.

Os analistas financeiros consultados pelo BC preveem que a Selic vai ficar em dezembro de 2009 em 11,25% e em 11% no próximo ano. Hoje, a Selic é 13,75%.  A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada pelo Banco Central para a administração da política monetária, vai ficar este ano em 4,8%, contra a previsão de 5% divulgada na semana passada pelo boletim Focus do BC.
 
Para 2010, os bancos apostam que a inflação deverá ficar em 4,5%. O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) deverá estar em 4,77% no fechamento deste ano, em dezembro, contra previsão de 4,92% feita há uma semana. O IPC da Fipe ficará em 2009 em 4,54%, segundo o Focus,  contra previsão de 4,55% feita há uma semana.

Clique AQUI e leia a íntegra do material produzido por Lourenço Canuto, repórter da Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo