Levantamento. As faltas de Cezar Schirmer e Paulo Pimenta, às sessões da Câmara dos Deputados
Como se previa, no dia seguinte ao levantamento exclusivo, feito no Senado, o site especializado (de que, não canso dizer, gosto muito, por seu profissionalismo e qualidade) Congresso em Foco divulgou os nomes de todos os deputados federais e as faltas que ambos tiveram, nas sessões deliberativas do primeiro ano da Legislatura.
Houve sete parlamentares que compareceram a 100% das sessões de 2007. Entre eles, para ficar em apenas dois, a catarinense Ângela Amin, do PP, e o petista paulista José Genoíno. Dos mais faltosos, um destaque negativo do Rio Grande do Sul. Entre os 20 mais (entre 500 e tantos que ocuparam o cargo ao longo do ano) está o pedetista Enio Bacci.
E os santa-marienses? O peemedebista Cezar Schirmer faltou a 33 de 124 sessões deliberativas. Delas seis injustificadas. As 27 restantes justificadas com a presença dele em Montevidéu, para encontros do Parlamento do Mercosul. Segundo o próprio Schirmer, com quem falei no início da noite desta sexta, as que constam como sem justificativa, no levantamento do site, já foram explicadas à Mesa da Câmara.
Enquanto isso, o petista Paulo Pimenta, de 126 sessões, segundo o CF, com base em números da Secretaria Geral da Câmara dos Deputados, não esteve em 25. Delas, uma sem justificativa, ao contrário das demais.
A reportagem, assinada por Eduardo Militão e Camilla Shinoda, do Congresso em Fogo, garanto, vale a pena ler. Por isso, a reproduzo a seguir. Confira:
A assiduidade dos deputados federais em 2007
Câmara registra média de comparecimento superior à do Senado, mas 75 parlamentares faltaram a mais de 25% das sessões deliberativas
Nada menos que 75 deputados federais faltaram neste ano a mais de 25% das sessões deliberativas realizadas pela Câmara dos Deputados. Ao todo, os 540 deputados que exerceram mandato em 2007 registraram 8.943 ausências, ou seja, uma média de faltas de 13,88%. De fevereiro até a semana passada, eles marcaram presença 55.496 vezes.
Percentualmente, o número de deputados que faltaram a mais de um quarto das sessões reservadas para votação de matérias ficou bastante próximo ao de senadores cerca de 13% (no Senado, 11 dos 86 parlamentares que exerceram mandato no período tiveram mais de 25% de faltas). Mas o Senado registrou um índice médio de assiduidade mais baixo que o da Câmara. Como o Congresso em Foco mostrou ontem, os senadores faltaram em média, neste ano, a 16% das sessões. Ou seja, dois pontos percentuais a menos que os 13,88% verificados entre os deputados…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem A assiduidade dos deputados federais em 2007, de Eduardo Militão e Camilla Shinoda, no Congresso em Foco.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.