Arquivo

Automóveis. Contrariando prognósticos pessimistas, mercado começa 2009 em alta em Santa Maria

A crise, a crise, a crise. Parece que a palavra mais usada nos últimos tempos, apesar dos pesares, continua a ser apenas isso, uma palavra. Pelo menos quando se fala no mercado de automóveis novos em Santa Maria. Por aqui, depois do excepcional desempenho de 2008 – quando foram emplacados 4.269 veículos, no total, dos quais 412 em dezembro -, o prognóstico não era exatamente dos melhores. Exceto, claro, para os otimistas, que eles também existem.

 

Pois bem, conhecidos os dados de janeiro, a que este sítio teve acesso ontem, o que se descobre? Que foram emplacados nada menos que 401 veículos, entre automóveis e comerciais leves. O pessimista dirá: foram 11 a menos que em dezembro. E o otimista: são 111 além dos comercializados em janeiro de 2008. Isso mesmo: naquele primeiro mês do ano passado, as concessionárias de Santa Maria colocaram no mercado “apenas” 290 carros. Agora foram 38,3% maaaais.

 

É verdade que há pelo menos dois fatores que ajudam bastante a constranger os prognósticos não exatamente agradáveis. Um é a redução do IPI, ou até a eliminação, no caso de algumas categorias de automóveis, e que vigora até março. Outro é a retomada dos financiamentos com juros razoáveis. Então, o que resta é torcer para que o governo mantenha essa política. O que significará mais vendas (ou pelo menos a manutenção), empregos, renda e economia aquecida. É o que a sociedade deseja.

 

EM TEMPO: como informação adicional, acrescento o ranking das concessionárias, em janeiro. Dos 401 veículos emplacados, 90 (22,4%) são Ford; 70 da General Motors e da Volkswagen (17,5% cada), 53 Fiat (13,2%), 39 Renault (9,3%), 21 Peugeot (5,2%), 18 Citroen (4,5%), 16 Honda (4%), 9 Toyota (2,2%), 8 Nissan (2%) e 7 de outras marcas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo