Arquivo

Agora, DEM. O ideário é o mesmo, mas objetivo dos ex-pefelistas é remoçar o antigo partido

Para quem não sabe (sempre há os mais jovens, ainda bem), o Partido da Frente Liberal surgiu no início dos anos 80. Tinha entre suas lideranças maiores Jorge Bornhausen e Antonio Carlos Magalhães, que nunca se gostaram, apenas se aturavam, e o inodoro Marco Maciel. Todos eles já sem espaço no regime militar e querendo um naco de poder no futuro que chegava – personificado pelo governador mineiro Tancredo Neves, do PMDB.

 

Assim, saído de uma costela do então PDS, que sustentava politicamente o regime e que tinha como figuras exponenciais o coronel Mário Andreazza e o (olha ele aí) governador paulista Paulo Maluf, o PFL se aliou ao PMDB de Tancredo e que já tinha, por necessidade legal (era proibida a coligação, então), um quinta-coluna no peemedebismo. Quem? Ele mesmo, José Sarney, que era pefelista e filiou-se ao PMDB apenas para ser candidato a vice. É verdade que gostou, foi ficando, ficando e é peemedebista até hoje. Mas isso já outra história.

 

Passados 20 anos, o PFL envelheceu. Não apenas na idade dos seus líderes, os mesmos de antigamente, mas nas qualidade das propostas. Tanto que sofre de aguda desidratação eleitoral, com um quarto, se tanto, dos quadros que tinha há uma década.

 

E é em busca de novos rumos que decidiram, meio a toque de caixa, mudar tudo. Inclusive o nome. Depois de PD (descartado pela sonoridade com o francês “pederasta”), que seria Partido Democrata, consumou-se apenas em Democratas. Ou DEM, como será a sigla. Já há brincadeiras bobas em torno dela mas, enfim, nem tudo é perfeito. Em todo caso, o presidente é quase 40 anos mais novo que o anterior, com Bornhausen abrindo caminho para Rodrigo Maia.

 

Como isso vai ficar? O remoçamento pefelista, agora DEM dará certo? Só o futuro dirá.

 

SUGESTÃO DE LEITURA  leia aqui a reportagem “PFL vira Democratas e troca de presidente”, assinada por Leandro Colon e publicada no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. E também vale a pena ler aqui o comentário de Carlos Lopes (“PFL muda tudo para virar ‘Democratas’”), publicado no site do jornalista Etevaldo Dias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo