Arquivo

Automóveis. Mercado segue “bombando” em SM. 414 vendidos em fevereiro: 59,2% mais que em 2008

É inacreditável. Ou, por outra, é bastante crível. Depende do ponto de vista. Mas o fato não pode ser negado: o mercado de automóveis em Santa Maria continua “bombando” – e isso por conta de uma crise que, é o que se diz e se escreve, está trazendo terríveis conseqüências. Esta é a parte, digamos, “inacreditável”. Agora, o “crível”: as condições de pagamento seguem praticamente inalteradas, com juros bastante acessíveis, sendo praticadas taxas bastante semelhantes às do ano passado. Isso, mais o preço mais baixo, provocado pela redução do IPI ajuda a entender de uma forma menos metafísica o que está acontecendo.

 

Acrescente-se, ainda, uma outra situação, e esta sim bastante própria de Santa Maria: a quantidade de assalariados que não correm o risco de desemprego, pois atuam no serviço público, lhes permite planejar a compra de bens duráveis por um tempo mais longo. Caso específico do automóvel. E se as taxas de juro ajudam, fica mais fácil entender o que está acontecendo. Além, claro, da competência comercial das concessionárias aqui instaladas.

 

Objetivamente, o que se tem é que, em fevereiro de 2009, com apenas 18 dias úteis, foram nada menos que 414 automóveis comercializados, conforme o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Pouco? São 13 além dos vendidos no mês anterior, com muito mais dias úteis. E simplesmente 154 a mais do que em fevereiro de 2008, quando os dias úteis para venda foram 20. Ou exatos 59,2% adicionais.

 

É evidente que não se sabe como será em abril, se o governo federal não mantiver a redução do IPI (medida que, em princípio, vale só até o final deste mês). Mas, não há dúvida: crise, se há (e até há), passa bastante longe do mercado de automóveis em Santa Maria. Com números infinitamente maiores que os já bons verificados na média nacional.

 

EM TEMPO: como informação adicional, acrescento o ranking das concessionárias de Santa Maria, com as vendas de fevereiro. Dos 414 veículos emplacados, 79 são Ford e outro tanto Volkswagen; 62 Renault: 60 da General Motors; 59 Fiat; 24 Honda;  18 Peugeot; 14 Toyota;  8 Citroen e 11 de outras marcas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo