Crise ianque. É pouquinho, mas pode ser um bom sinal. O fato é que cresceu o emprego formal
Não dá para sair dançando de alegria. Não, não dá. Mas uma piscadinha de alegria talvez seja possível, embora tenha sido o pior fevereiro dos últimos 10 anos. Mas o fato é que, após três meses de saldo negativo, cresceu o emprego formal no Brasil. Isto é, aquele com carteira assinada. Pouquinho, pouquinho, mas positivo.
É o que consta da estatística oficial relativa ao mês passado, divulgada nesta quarta-feira, pelo Ministério do Trabalho. Os detalhes e as repercussões você encontra na reportagem de Alexandre Martello, publicada no G1, o sítio de notícias mantido pelas Organizações Globo. A seguir:
Emprego formal volta a crescer, mas tem o pior fevereiro desde 1999
No mês passado, foram criados 9,1 mil empregos com carteira assinada. No bimestre, resultado ainda está negativo, com corte de 92,5 mil vagas.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho, revelam que houve a abertura de 9,1 mil postos de emprego com carteira assinada no mês de fevereiro. Esse é o saldo das contratações menos as demissões.
“É pequeno, é. Mas é positivo. Nos Estados Unidos, tivemos 450 mil demissões em fevereiro. Ouso afirmar que o Brasil começou a sair da crise em fevereiro. Março vai ser o mês da grande virada, com mais de 100 mil empregos criados. O que poderia haver de pior, já aconteceu”, disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Após três meses de queda
Com isso, foi interrompida uma série de três meses seguidos de queda no emprego formal. Nestes meses, o emprego sentiu os efeitos da crise financeira internacional. O último resultado positivo havia acontecido em outubro do ano passado. Em novembro de 2008, foram fechadas 40,8 mil vagas. Em dezembro, o emprego formal teve o pior resultado da história, quando as demissões superaram as contratações em 654 mil postos de trabalho. Em janeiro deste ano, as demissões superaram as contratações, e, com isso, foram fechadas 101,7 mil vagas formais…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.