Preconceito estético. A comparação (cruel) entre Camila e Diana. E a roupa de Dona Mônica
Pode parecer engraçado, mas não é. O fato é que a imprensa, e isso é notável na mídia grandona (mas também na que se acha e em todas as outras), esquece o fato, e toma o acessório como principal. Talvez porque isso é o que mais lhe interessa – e como se arvora da dona do que a sociedade deve consumir, isso passa. É por essas e outras que o noticiário da visita da mulher (horrível, cá entre nós, como você pode verificar na foto) de Charles, o herdeiro da coroa britânica se deu numa comparação dolorosa, que explicitei no título desta nota. Como também o aniversário de Dona Mônica, a esposa do presidenciável José Serra, teve cobertura enviesada, para não dizer preconceituosa.
Quem escreve isso, e muito bem, além de tratar de outras questões (questiúnculas) do noticiário midiático, é o experiente Carlos Brickmann, no sítio especializado Observatório da Imprensa. Reproduzo um trecho bastante específico, mas garanto que vale a pena ler todo o texto – inclusive a parte em que ele trata de um caso do aluno que, por ser ateu e usar boné, foi convidado a se retirar da sala de aula. A foto é de Valter Campanato, da Agência Brasil. A seguir:
…Preconceito estético
O príncipe Charles visitou o Brasil em companhia da esposa, Camilla Parker . E de que se falou? Da aparência física de Camilla, “n” vezes comparada à falecida esposa de Charles, Diana – mais bonita, sem dúvida, e que era muito mais jovem. O príncipe Charles não chega a ser nenhum Rodrigo Santoro, e não o era nem quando saiu da adolescência, mas de sua aparência ninguém fala nada. Homem pode ser feio (e, completa este colunista, ainda bem); mulher, não.
Aliás, houve uma festa em homenagem a Monica, esposa do governador paulista José Serra. E de que se falou? Da roupa que ela usava. Ninguém comentou o terno muito bem-cortado, de caimento impecável, do promotor da homenagem, João Dória Jr., nem o antibronzeado permanente e as olheiras do governador Serra. Mas homem pode, mulher não. Divulgou-se até que o vestido da homenageada era emprestado (pertencia à filha). Só esqueceram de falar dos óculos de farmácia que Monica Serra usa o tempo todo, e que sempre é lembrado nas reportagens em que ela é personagem. Terão cansado do assunto?…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
VALE A PENA LER TAMBÉM O TEXTO Cantor deixou murmurinho na cidade, publicado pela colega Silvana Dalmaso, no seu blog, acerca da visita de um famoso star da música brega, e a forma como ela foi noticiada por aqui.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens e artigos publicados no sítio especializado Observatório da Imprensa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.