Arquivo

1° de Maio (2). A crise ianque está por trás dos protestos programados por centrais sindicais

Não tenho muita certeza – e portanto posso estar enganado -, mas me sobram dúvidas acerca da capacidade de mobilização massiva das entidades sindicais, especialmente das Centrais, e mais ainda no Rio Grande do Sul. De todo modo, alguns atos estão programados pelas entidades de trabalhadores que militam no Estado.

 

Do que não resta dúvida é o mote principal dos sindicalistas, e que eles pretendem seja assimilado pela base de trabalhadores: a crise ianque e seus desdobramentos, que não são poucos e nem bons. Sobre isso, acompanhe reportagem distribuída pela Agência Chasque de Notícias, em texto assinado por Joel Felipe Guindane. A seguir:

 

“Crise financeira domina protestos no 1° de Maio no RS

 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) e demais centrais sindicais intensificam as ações na semana que antecede o Dia Internacional do Trabalhador. Na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e pelas ruas da região metropolitana de Porto Alegre, ocorrerão manifestações políticas e culturais até o dia 1º de Maio. Celso Woyciechowski, presidente da CUT-RS, comenta a programação.

“O 1º de Maio é trabalhado por nós durante toda a semana. Começamos com o seminário na Assembléia Legislativa que discute a crise. No dia 29 tivemos um ato público em defesa da valorização do piso salarial regional. No dia 30 nós teremos uma grande manifestação em conjunto com os Servidores Públicos. Vamos fazer uma caminhada na pela Avenida Padre Cacique até o Palácio do Piratini”, conta.

Na quinta feira (30) às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, haverá a exibição do filme “Braços Cruzados, Máquinas Paradas”. O filme retrata momentos na história recente brasileira, como a greve dos metalúrgicos de São Paulo e a campanha eleitoral do sindicato da categoria, que tentava mudar a direção que estava instalada desde o golpe de 1964.

Celso salienta que o Dia do Trabalhador, além de ser um momento festivo é acima de tudo um tempo de reflexão sobre as reais condições de vida do trabalhador brasileiro…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira AQUI, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Chasque de Notícias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo