Cidadania

CIDADANIA. Lançada a campanha, na Câmara dos Deputados, de combate ao racismo no futebol brasileiro

Deputados da Comissão do Esporte, com Chagas (C): “Fim de Jogo para o Racismo”
Deputados da Comissão do Esporte, com Chagas (C): “Fim de Jogo para o Racismo”

Três deputados gaúchos estão na Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados, entre eles o santa-mariense Paulo Pimenta (PT). E eles são protagonistas também da campanha de combate ao racismo no futebol brasileiro – que foi lançada hoje em Brasília, com a presença do ex-árbitro de futebol, Márcio Chagas da Silva.

Para saber mais do que aconteceu na Comissão, acompanhe material distribuído pela assessoria do parlamentar petista. A foto é de Fabrício Carbonel. A seguir:

Câmara dos Deputados lança campanha para combater o racismo no futebol

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados fez, nesta quarta-feira (14), o lançamento da Campanha “Fim de Jogo para o Racismo”. Como convidado, recebeu o ex-árbitro de futebol Márcio Chagas, vítima de manifestações racistas, durante uma partida realizada em Bento Gonçalves pelo campeonato gaúcho deste ano.  

Márcio comparou as situações de racismo no futebol brasileiro e no futebol europeu. Para ele, os recentes casos ocorridos no futebol espanhol e italiano decorrem, também, em razão da crise econômica. Segundo Márcio Chagas, nesta situação, a população local “não vê com bons olhos” a ocupação dos postos de trabalho por estrangeiros, e isso se estende para o futebol, já que esse é um espaço ocupado, predominantemente, por jogadores de outros países.

Já no Brasil, para ele, a questão é cultural. “Não há uma valorização do negro na construção do país, diferente do que ocorre com relação a participação de outras etnias na história do Brasil”.

Márcio Chagas afirmou ainda que o árbitro de futebol pode interromper ou suspender uma partida se identificar alguma ação racista no campo de jogo, ou mesmo vindo das arquibancadas. “Racismo é crime e o árbitro tem autoridade para tomar essa atitude. Entretanto, ninguém faz com medo de represálias das federações”, denunciou.

No lançamento da campanha “Fim de Jogo para o Racismo”, a bancada gaúcha esteve representada pelos deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Danrlei de Deus (PSD-RS) e Afonso Hamm (PP-RS).”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo