Arquivo

Artigo. Presidente da Sedufsm reflete sobre (e critica) a proposta de mudança no vestibular

Publico abaixo, para a (penso) necessária e atenta leitura, artigo da presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, Fabiane Adela Toneto Costas. O tema é a mudança no vestibular, proposta pelo Ministério da Educação. O foco da discussão está deslocado, é uma das constatações feitas pela líder sindical. Mas há outras questões que ele faz e que merecem ser conferidas. A seguir, a íntegra:

 

 

 

“Padronização da avaliação: um “novo” vestibular?

 

Por Fabiane Adela Tonetto Costas –  Professora do departamento de Fundamentos da Educação da UFSM e presidente da SEDUFSM – Seção Sindical dos Docentes da UFSM

 

Em 25 de março do corrente, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou à ANDIFES uma nova forma ingresso ao ensino superior via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Este seria modificado por quatro testes – um de cada campo do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (1), ciências humanas e suas tecnologias (2), ciências da natureza e suas tecnologias (3) e matemática e suas tecnologias (4). Cada teste teria 50 questões, num total de 200, que aconteceriam em dois dias. Após a prova, o aluno obteria um informativo da sua atuação, a ser apresentado às universidades de seu interesse (delimitadas na inscrição), requerendo vaga em certo curso, podendo inscrever-se em até cinco cursos diferenciados.

 

Modelo similar é usado nos Estados Unidos, com o SAT (Scholastic Assessment Test) que se constitui de prova única a qual seleciona o ingresso naquelas instituições de ensino superior, algo a ser observado com muita cautela, pois nossa realidade sociocultural e escolar é bastante distinta da norte-americana.

 

A simples modificação do ingresso ao ensino superior, sem qualquer discussão prévia com a sociedade, avaliando de forma igualitária indivíduos com profundas diferenças regionais, étnicas e sócio-econômicas, provavelmente ampliará mais as formas de exclusão, pois certamente este novo modelo continuará beneficiando a quem tem maior poder aquisitivo. Entretanto, não se descarta a necessidade de uma profunda revisão no modelo de ingresso ao ensino superior no Brasil, mas novamente o foco da discussão é deslocado. O cerne da questão está em investir em políticas que busquem a melhoria da escola pública e, consequentemente, o acesso democrático às universidades que implica o acréscimo no número de vagas proporcional à contratação de docentes.

 

Devemos relembrar que há mais de dez anos foi registrado no Plano Nacional de Educação-Proposta da Sociedade Brasileira- PNE, no II Congresso Nacional de Educação – CONED, ou seja, que o gasto com Educação perfaça no mínimo 10% do PIB nacional e não os atuais 5,1%, conforme o INEP (2007), dados que parece haver sido convenientemente esquecidos por alguns que fizeram parte da sua elaboração. “

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo