Arquivo

Coluna Observatório. “O duro (para o PT do Rio Grande do Sul) jogo das alianças para 2010”

Tarso tenta, mas sofre

para ampliar alianças. e

o próprio PT não ajuda

 

Petistas gaúchos menos vinculados às correntes internas (não são muitos, mas existem) só são felizes em público. Quando há garantia de sigilo, não escondem a preocupação com os rumos que a sigla percorre hoje visando a eleição estadual de 2009.

 

De um lado, pela qualidade e potencialidade eleitoral das nominatas, sobra otimismo em relação ao pleito proporcional – imaginam ser possível manter ou até ampliar a representação atual na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa. De outro, imaginam que o partido, a menos que mude radicalmente de postura em relação às alianças, capaz de reverter o quadro, marcha inexoravelmente para uma nova derrota.

 

E mais: enquanto Brasília (leia-se Lula e o comando nacional da sigla) prioriza Dilma Rousseff e a candidatura presidencial, e por conta disso pensa e trabalha para rifar pretendentes petistas a governos estaduais, em favor de aliados nacionais, no Rio Grande do Sul, boa parte da sigla simplesmente não dá uma peteca em favor disso.

 

O resultado, sempre segundo esses (que, creia, são importantes no contexto interno) militantes é que o PT caminha para concorrer sozinho, ou quase. No cenário mais pessimista, do ponto de vista deles, apenas o PC do B embarcaria no projeto regional petista.

 

A candidatura Tarso Genro, mesmo contestada por setores internos, é favorita – principalmente após a retirada de Olívio Dutra. Mas, embora o esforço dele, é bastante improvável, no cenário atual, que consiga atrair, como gostaria, PDT, PTB e até mesmo o histórico aliado PSB.

 

Essa situação tem tirado o sono de muitos petistas – graúdos e miúdos. E faz a alegria, sobretudo, mas não apenas, do PMDB gaúcho.

 

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo