Arquivo

Contra a crise. Gasto público crescerá. É o que define a ordem dada às estatais. E está certo

Nos Estados Unidos, onde tudo começou, embora alguns já tenham esquecido, Barack Obama agora (como o já esquecido Bush Jr, antes) trata de injetar dinheiro público na economia. Inclusive para salvar bancos – exatamente aqueles que se esbaldaram no cassino que montaram para ganhar dinheiro fácil e que agora se esboroou.

 

Aqui, um dos países que menos sentem (mas sentem muuuito) a crise ianque, o governo, em gestos que até os oposicionistas concordam corretos, também toma dinheiro de todos para colocar na atividade produtiva (os bancos, desta vez, não precisam e até poderiam ajudar).

 

A mais recente das iniciativas é a ordem para que as empresas estatais não se constranjam nos investimentos. O que é bom, apesar de alguns muxoxos dos defensores da “economia de mercado” (quando é favorável a eles, claro). Os detalhes da nova investida pública você encontra em reportagem publicada no final de semana pel’O Estado de São Paulo. O texto é de Lu Aiko Otta. A foto é de Elza Fiuza, da Agência Brasil. A seguir:

 

“Ordem é acelerar gastos nas estatais

 

Empenhado em evitar que o ano de 2009 termine com uma taxa negativa de variação do Produto Interno Bruto (PIB), o governo vem pressionando as empresas estatais a acelerar seus gastos. Nos primeiros dois meses deste ano, as estatais investiram R$ 8,8 bilhões, segundo balanço publicado pelo Ministério do Planejamento. É um aumento de 49% sobre os R$ 5,9 bilhões gastos em igual período de 2008.

“Isso reflete a pressão do governo em direção aos investimentos e também é decorrente do esforço das estatais”, disse ao Estado o diretor do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), Murilo Barella (foto). Ele explicou que o governo vem cobrando sistematicamente das empresas estatais que realizem os projetos propostos. A aceleração dos investimentos, explicou, vem ocorrendo desde meados do ano passado.

“As estatais estão capitalizadas, o que abre espaço para investimentos”, disse Barella. Ele acrescentou que, dessa forma, as empresas têm contribuído para evitar a queda da atividade econômica…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo