Arquivo

Domingos sem graça. Súpers fechados, assunto para audiência pública a ser realizada na Câmara

A realidade é que o fechamento dos supermercados aos domingos, em iniciativa de meia dúzia de empresários do setor, em acordo com o sindicato dos trabalhadores, é um retrocesso. E ele tem que ser revisto, impõe o bom senso. Como e quando isso acontecerá, não se sabe. Mas é óbvio que, quanto mais tempo demorar, mais perde a cidade, os empresários e, creia, os próprios trabalhadores. Aliás, o tema deverá ser discutido em audiência pública na Câmara de Vereadores.

Falta apenas marcar a data, é a dedução do material distribuído pela assessoria de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), cuja diretoria esteve nesta terça-feira em contato com lideranças do Legislativo, inclusive seu presidente, João Carlos Maciel. O texto é de Carla Suptitz, da Cacism, com foto de Daiane Köhler, da assessoria de imprensa da Câmara. Acompanhe:

“Câmara fará Audiência Pública para discutir abertura dos supermercados aos domingos

A Câmara de Vereadores de Santa Maria fará uma Audiência Pública abrindo para a comunidade o debate sobre o funcionamento dos supermercados aos domingos. A realização da audiência foi decidida em reunião dos vereadores com a diretoria da CACISM, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria.

O encontro aconteceu no início da tarde de terça-feira, dia 31, no gabinete da Presidência do Legislativo Municipal.

Participaram os vereadores João Carlos Maciel (Presidente), Werner Rempel, Admar Pozzobom, Sandra Rebelato, Paulo Denardin, Maria de Lourdes Castro, Manoel Telles Badke e Jorge Ricardo Xavier.

Da CACISM, estiveram presentes o Presidente Júlio Kirchhof, o Vice Presidente de Indústria Odilo Marion, o Vice de Serviços Jorge Aita, e os diretores Ricardo Diaz, Paulo Saul de Souza, Ademar Pozzatti e o diretor executivo Ricardo Zolin Tier.

A reunião foi agendada pela entidade empresarial para pedir o apoio do legislativo para que o debate sobre a abertura dos supermercados seja amplificado, buscando a construção de uma nova proposta levando em conta a opinião da comunidade, principal afetada pela medida.

Os vereadores se mostraram sensibilizados pelos argumentos apresentados pelos dirigentes. “Sou a favor da abertura dos supermercados e comércio, especialmente sendo respeitados os direitos dos trabalhadores”, falou Denardin, que propôs a definição da Audiência ainda na reunião, o que acabou não sendo feito pela necessidade de consulta a agenda de trabalhos da Câmara de Vereadores.

A CACISM ressaltou que a abertura dos supermercados aos domingos é fundamental para a economia do município, uma vez que estimula o consumo de visitantes dos municípios vizinhos e atende a demanda dos clientes que sentem dificuldade de horário nos dias de semana.

Além disso, com o atual momento de crise, hoje mais do que garantir a ampliação dos postos de trabalho, a abertura dos mercados aos domingos assegura o emprego dos trabalhadores do setor. Na avaliação da CACISM, nenhuma empresa vai manter o mesmo número de empregados se tiver uma redução de 15% dos dias trabalhados, especialmente perdendo a segunda melhor data de vendas. “Se uma empresa não opera em um dia da semana, com certeza ela não terá a necessidade do mesmo número de trabalhadores de quando trabalhava os 7 dias”, ressaltou o Vice Presidente Jorge Aita.

Júlio Kirchhof lembrou que até mesmo um projeto local de estímulo ao turismo nos finais de semana ficou em compasso de espera com a decisão dos dois sindicatos de fechar os supermercados aos domingos. “O Projeto Rota Central, construído em conjunto pela AHTURR, CACISM, Sindilojas, CDL, entre outras entidades, perde o sentido se não tivermos os supermercados abertos no final de semana. A idéia é criar mecanismos para que os visitantes permaneçam na cidade, comprando no comércio e usufruindo da estrutura de serviços, das atrações turísticas e da programação cultural da cidade. Com o tempo, isso poderia se refletir até mesmo na ampliação das datas de funcionamento do comércio”, ressaltou ele.

PARCERIA – Na reunião com os vereadores, a CACISM também iniciou as tratativas para a ampliação da parceria e troca de informações entre as duas organizações. Para isso, a CACISM solicitou o repasse de projetos de lei de interesse empresarial antes de sua tramitação no legislativo, permitindo que a entidade possa ouvir os empreendedores e contribuir com sugestões do setor.

SINDIGÊNEROS – Na semana passada, o tema da abertura dos supermercados aos domingos, levantado pela CACISM, foi discutido entre as entidades empresariais de Santa Maria e os representantes do SINDIGÊNEROS.

Participaram do encontro, os dirigentes da CACISM, CDL, SECOVI e SINDILOJAS. Na ocasião, o SINDIGÊNEROS apresentou os argumentos para a decisão tomada no acordo, que foram entendidos por todas as entidades presentes, que também avaliam como fundamental a ampliação do debate em busca de uma solução que atenda a todos.

O SINDIGÊNEROS também sinalizou, no encontro, com a possibilidade da construção de uma alternativa ao fechamento dos supermercados aos domingos. O tema deverá voltar a ser discutido entre as entidades empresariais.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo