Arquivo

Grã-fino complicado. Delegado, e não foi o Protógenes, indicia Daniel Dantas por cinco crimes

Não morro de amores pelo Protógenes Queiroz. Até acho que ele foi mais midiático do que qualquer outra coisa, mas não se pode desconhecer o trabalho que fez, liderando a chamada Operação Satiagraha, que tinha como alvo principal o grã-fino escroque Daniel Dantas (foto), superbanqueiro adorado por sua participação (ou alguém esqueceu?) decisiva no processo de privatização das teles, no governo Fernando Henrique Cardoso.

 

Aliás, o Protógenes tanto aprontou (ou aprontaram para ele, a história decidirá) que foi retirado do caso. Houve até quem pensasse que assim DD, o sacana que foi preso ano passado e solto duas vezes pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (o cada vez mais notório Gilmar Mendes), acabaria se safando. Afinal, trocou o delegado.

 

Pooois é. Não é beeeem assim. Olha só o que aconteceu nesta segunda-feira, após depoimento (não dado, pois Dantas preferiu se calar) na Polícia Federal. A reportagem está na versão online d’o Estado de São Paulo, com texto assinado por Anne Warth e foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Confira:

 

“Dantas é indiciado pela PF por mais 5 supostos crimes

 

O sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas, foi indiciado hoje pela Polícia Federal (PF) pelos supostos crimes de gestão fraudulenta, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e empréstimo vedado. Ao longo das investigações, a PF encontrou indícios de crimes antecedentes, supostamente praticados pelo Grupo Opportunity: contra a administração pública, delitos praticados por organização criminosa e contra o sistema financeiro nacional. Esses três últimos sustentam o indiciamento por lavagem de dinheiro.

Dantas, preso por duas vezes em 2008, durante as investigações da Operação Satiagraha, prestou depoimento hoje na sede da PF em São Paulo, entre 7h55 e 8h25. Ele deixou o local acompanhado do advogado, Andrei Zenkner Schmidt. “Houve indiciamento formal dele (Dantas) e nós nos colocamos à disposição. O indiciamento já estava noticiado, e não há exercício de defesa com indiciamento já pronto”, disse Schmidt.

Segundo a defesa, Dantas manteve-se em silêncio diante das perguntas do delegado que comanda atualmente a operação, Ricardo Saadi, e do procurador do Ministério Público Federal (MPF) Rodrigo de Grandis. “O STF (Supremo Tribunal Federal) nos assegurou…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo