Arquivo

Infraestratura. Gargalo que constrange a economia gaúcha agora tem fórum criado na Assembléia

Um bom tema. E que precisa mesmo ser devidamente discutido, exatamente para que se encontrem soluções perenes. Se trata, aqui, da infraestrutura e da logística, juntos um gargalo a constranger o desenvolvimento econômico do Estado. Nesse sentido, é interessante a criação de fórum específico, através da Comissão de Serviços Públicos, presidida pelo santa-mariense Fabiano Pereira (foto), do PT, na Assembléia Legislativa.

 

Sobre a aprovação do Fórum, nesta quinta-feira, e seus desdobramentos, acompanhe reportagem distribuída pela Agência de Notícias do Legislativo do Rio Grande do Sul. O texto é de Walmaro Paz, com foto de Guerreiro. A seguir:

 

“Comissão de Serviços Públicos cria Fórum de Infraestrutura e Logística do RS

 

A Comissão de Serviços Públicos aprovou em reunião ordinária na manhã desta quarta-feira (2) o Requerimento 15/2009, de autoria dos deputados Fabiano Pereira (PT), Frederico Antunes (PP) e Luís Augusto Lara (PTB), que cria o Fórum de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul. O presidente da comissão, deputado Fabiano Pereira, explicou que a intenção é  realizar uma série de audiências públicas: “Teremos a participação de ministros, secretários de estado e membros da sociedade civil e da iniciativa privada. Queremos elaborar um plano estadual que irá abranger os diversos sistemas envolvidos: ferroviário, hidroviário, aeroviário, rodoviário, os gargalos da região Metropolitana, o Porto de Rio Grande, a situação do transporte público no Estado, as dutovias”, enumerou.

 

Funcionamento
Pereira avalia que o Fórum é uma proposta ousada e importante, e que exigirá dedicação ao longo do ano. O deputado explicou que as audiências públicas se darão  a cada 15 dias, com início em abril e final em dezembro. A primeira será sobre os gargalos da Região Metropolitana.

 

“Existem promessas dos governos federal e estadual de construção da Rodovia do Parque, da nova Ponte do Guaíba, da duplicação da RS-118, de novos viadutos, da linha 2 do Trensurb. Temos que ver o que está sendo feito, agilizar a execução dos projetos nos órgãos ambientais e outros órgãos que possam estar emperrando essas obras”.

 

A bancada federal gaúcha também participará do Fórum e deverá garantir a vinda dos recursos prometidos através do PAC. “No início das atividades traremos o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o secretário estadual Daniel Andrade. No final fecharemos com a ministra Dilma Roussef, o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento e o ministro Guido Mantega, da Fazenda. Assim teremos o planejamento, a área das finanças e o PAC e também um compromisso de fato de que este plano será executado”, afirmou o deputado…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo