Arquivo

Novo vestibular. UFSM resiste em aderir. Reitor Clóvis Lima é um dos que não está convencido

Publiquei ontem (releia aqui) material com a posição – contrária, embora ainda não definitiva – das lideranças sindicais nacionais dos docentes, acerca da proposta do ministro da Educação, Fernando Haddad – que quer um vestibular único em todo o país tendo como base o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

No caso da Universidade Federal de Santa Maria, há uma clara resistência a proposta do MEC. E, embora tenha procurado ser diplomático, o reitor Clóvis Lima deixou essa postura bastante evidente em entrevista concedida ontem à TV Campus, mais exatamente ao jornalista Jair Alan Siqueira. O resultado, inclusive, virou reportagem, com foto, publicada no sítio da UFSM, pela Coordenadoria de Comunicação Social. Acompanhe, a seguir:

 

“Lima resiste: “a UFSM não pode aderir à proposta do MEC”

 

Grande número de universidades não tem condições de adotar ainda neste ano a proposta de novo sistema de ingresso no ensino superior apresentada nesta semana pelo MEC aos reitores das instituições federais, em reunião da Andifes, em Brasília. Esta é a opinião do reitor Clovis Lima, da UFSM, que participou do encontro e vê dificuldades para a instituição abandonar tudo que foi conquistado pelo Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies) e adotar os resultados do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

 

“A UFSM, em um primeiro momento, não pode aderir à proposta”, declarou o reitor em entrevista à TV Campus e à Rádio Universidade, na manhã desta quarta-feira. “Precisamos de tempo”, reitera. “Como a instituição vai abrir mão de um perfil que permite ao jovem ingressar de forma diferenciada no ensino superior?”, questiona Clovis Lima. “São coisas muito complexas que precisam ser amadurecidas”, completa.

 

O reitor disse que as características regionais não estarão presentes. “Eu não estou convencido. Não vejo a perspectiva de que o novo processo vá qualificar o ensino médio, nem alterar a qualidade de acesso no ensino superior. Adotar o Enem agora pode, inclusive, suscitar processos judiciais”, disse o reitor referindo-se à avaliação seriada do Peies.

 

Lima lembra que a experiência do Peies, com todas as suas ações pedagógicas e todo o investimento aplicado, deu certo. “Não se pode abandonar tudo, são muitos aspectos que devemos avaliar para fazer uma mudança”…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo