Arquivo

Para abrir súpers aos domingos. Mais de 500 já se manifestaram. Este sítio adere à campanha

Você, que me lê habitualmente, já sabe, mas não custa repetir: o fechamento dos grandes e médios supermercados aos domingos é um anacronismo do qual Santa Maria pode perfeitamente prescindir. Um verdadeiro retrocesso provocado por lideranças sindicais (patronais e de trabalhadores) sem a mínima noção do que é o interesse da comunidade e do significado econômico e social dessa medida.

 

Assim, o sítio saúda a iniciativa da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), que lançou a campanha para que os súpers voltem a abrir ao público nos domingos – o que está suspenso desde outubro, por conta de acordo feito entre os sindicatos das empresas e dos trabalhadores. Um abaixo-assinado já está disponível desde sábado e este (nem sempre) humilde repórter vai firmá-lo. Com certeza.

 

Para saber mais detalhes da campanha da Cacism e os primeiros resultados junto à população, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa da entidade, em texto assinado pela jornalista Carla Suptitz. Confira:

 

“Mais de 500 assinaturas foram recolhidas no sábado e domingo

 

No primeiro final de semana, apenas com uma banca na Praça Saldanha Marinho e durante os horários da Feira do Livro, foram coletadas mais de 500 assinaturas a favor da abertura dos supermercados aos domingos. Somente na manhã desta segunda, outro ponto de coleta, na portaria do edifício-sede da CACISM, coletou mais 60 assinaturas.

 

A campanha “Mercados Abertos aos Domingos – Santa Maria só tem a ganhar”, lançada pela CACISM (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria), já tem o apoio da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), SINDILOJAS (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria) e AJESM (Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria).

 

Nesta segunda, a mobilização foram apresentados para as demais lideranças empresariais santa-marienses na reunião do Fórum das Entidades Empresariais, ao meio-dia, sendo que novas adesões devem acontecer a partir desta terça.

 

A ação visa garantir que a comunidade possa se manifestar e que a decisão e a pressão popular pesem na decisão sobre a manutenção ou revisão do acordo, que impede, desde o ano passado, os mercados de abrirem aos domingos, excetos as lojas atendidas exclusivamente pelos proprietários. A CACISM ressalta que as instituições apóiam e defendem a liberdade de funcionamento, lembrando que a legislação trabalhista brasileira tem mecanismos muito bons de defesa do interesse do empregado que trabalha nesses dias.

     

A partir da próxima sexta, o abaixo-assinado será levado para as portas dos supermercados que autorizarem a ação.

 

Desde outubro, os mercados de Santa Maria estão proibidos de operarem aos domingos, exceto se forem atendidos exclusivamente pelos proprietários.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo