Arquivo

Reação. Democracia salva. Idéia de Buarque, de plebiscito para acabar Congresso, é dinamitada

Era mesmo uma idéia esdrúxula. Tanto que, depois de discursar na defesa dela, na tribuna do Senado, o pedetista Cristovam Buarque (que tem história, sim, de democrata) se calou. Inclusive porque sua pretensão, de propor plebiscito para discutir uma norma pétrea da democracia, a existência de parlamento, foi dinamitada por todo mundo de mínimo bom senso. Um dos que tratou do tema foi o veterano analista político e consultor Etevaldo Dias, Acompanhe:

 

“Pensar em fechar o Congresso. Nem em desabafo

 

Ainda que provocada por nova onda de denúncias de corrupção e favorecimento pessoal em torno de parlamentares, a menção à possibilidade de fechamento do Congresso Nacional causou espanto e preocupa mesmo se feita em tom de desabafo.

 

Apesar de dizer que a ideia de plebiscito é de terceiros, foi da tribuna que o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a medida ontem. As notas taquigráficas demonstram: “Ficou a ideia do plebiscito, não a proposta, porque não fiz. Não vou retirar a ideia. Deixo o povo comentar quem é a favor ou contra um plebiscito, se deve ou não fechar o Congresso”.

 

Não pegou bem. Assim como não foi bem vista a atitude do hoje senador petista Paulo Paim quando, deputado em 2001, rasgou um exemplar da Constituição Federal em acalorado debate no plenário sobre reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Mesa da Câmara quis puni-lo com advertência ou, pelo menos…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas por Etevaldo Dias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo