Arquivo

Petismo. Quem quer o PMDB ao lado, de toda maneira, é Lula. Isso é que pode fazer a diferença

Os observadores e os militantes  políticos – muito mais que a opinião pública, que esta não está nem aí, por enquanto – se viram diante da maior discussão da semana passada: afinal, o PT do Rio Grande do Sul será mesmo obrigado a ceder espaço para o PMDB, em função do projeto nacional do partido?

 

A rigor, ninguém sabe como esse enrosco irá terminar. Mas há dois fatos a ser considerados. Um é a decisão do Diretório Nacional petista que, na sexta-feira, decidiu oficialmente “congelar” as disputas internas, como forma de abrir as discussões com as siglas aliadas (leia-se, o PMDB) visando ao pleito de 2010. A medida atinge diretamente o PT gaúcho, que havia estipulado julho como a data fatal para a definição da candidatura ao Palácio Piratini.

 

Mais importante ainda, ou até como antecessora da postura oficial do partido, está o interesse de Luiz Inácio Lula da Silva. Pode acreditar nisso. Tem dúvida? Então leia o que disse o Presidente em Mato Grosso do Sul, na sexta-feira e que O Estado de São Paulo publicou no dia seguinte. E, então, tire sua própria conclusão. Confira:

 

“Lula: PT precisa de união nacional com PMDB para 2010

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (sexta-feira) em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, que o PT “precisa” consolidar uma aliança nacional com o PMDB para 2010. Ele acrescentou que tem “clareza” de que o processo de união dos partidos está “muito próximo”. “Isso é um processo, é que nem casamento. Se o noivo é precipitado, ele vai de forma muito afoita para tentar conquistar, mas pode quebrar a cara e perder.”

Lula fez as declarações ao lado do governador peemedebista de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, na inauguração do Trem do Pantanal, uma linha turística que vai ligar a capital ao interior do Estado. Lula reconheceu que existe entre os sul-mato-grossenses um trabalho de consolidação da aliança, mas reconheceu que há divergências em outras regiões do País. “Nem sempre a gente vai conseguir fazer com que tudo aconteça com perfeição nos 27 Estados da federação”, disse. O presidente deu como exemplo Pernambuco, em que PMDB e PT são fortes rivais. Disse que a aliança lá é …”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM A REPORTAGEM  “Decisão do PT afeta candidatura de Tarso”, publicada sábado por Zero Hora.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo