Arquivo

Coluna Observatório.“Solucionar problema viário de Santa Maria sem ferir interesses? Esqueça!

Proibir carros na rua

do Acampamento seria

solução? E a gritaria?

 

Acabar com a rótula da Rio Branco com a Vale Machado não é solução, mas paliativo. Necessário, é mínimo consenso. Da mesma forma que a (cara) sincronização das sinaleiras em algumas das principais vias – como a Presidente Vargas e a Medianeira, por exemplo. É medida importante, como a do zagueiro que, diante do perigo, chuta a bola para onde o nariz aponta. Alternativa adequada – mas não jeito permanente de praticar o jogo.

 

Agora, com a licença do prefeito, que prefere prescindir do retrovisor, lembremos uma idéia surgida há dois anos, salvo engano do então secretário Juliano Piccoloto: bloquear a rua do Acampamento para automóveis, destinando-as exclusivamente a ônibus e carros de serviço, como ambulâncias e viaturas policiais ou dos bombeiros. Eis uma proposta diferente. Mas que provocou uma gritaria danada, lembra? Trata-se de solução? Talvez não, menos pelos argumentos absurdos utilizados então, e mais pelo conjunto da obra a ser feita. Mas, isso é certo, trata-se de atitude que mexeria, de fato, com o centro e, com outras alternativas técnicas, talvez desse resultado. Talvez. À época, a prefeitura recuou. E não se falou mais do assunto.

 

O que o colunista quer dizer com os exemplos apontados? Simples: qualquer medida  não paliativa que se pretenda tomar para resolver a situação esbarrará em interesses. Legítimos, talvez. Oportunistas, muitas vezes. Mas sempre restritos a um grupo “prejudicado”. No entanto, se a atual administração pretende, meeeeesmo, dar um fim à esculhambação do trânsito, ou chegar próximo a isso, inevitavelmente terá que contrariar. Inclusive amigos e correligionários.

 

Terá coragem e determinação suficientes para enfrentar? Tomara. Afinal, é a sociedade, e não grupos, que precisa ser atendida. Ou não?

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo