Arquivo

Dúvidas claudemirianas. O que vem fazer meeesmo o Cezar Busatto? E ele só ficará três meses?!

Antes de qualquer outra observação, devo afirmar: não será deste repórter que se ouvirá ou lerá que Cezar Busatto (foto) é alguém “de fora” de Santa Maria e que, portanto, o prefeito Cezar Schirmer deveria escolher alguém daqui, que temos muitos em condições de assumir a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico.

 

Também não será aqui que alguém lerá, como já vi em outros espaços, coisas do tipo: “na campanha, Schirmer dizia que mandávamos nossos filhos para fora e precisamos encontrar oportunidades para eles – e agora chama um forasteiro para trabalhar na prefeitura”.

 

Não, aqui, não. Entendo que o prefeito tem todo o direito de escolher quem, no entendimento dele e em benefício do governo que pretende realizar, estiver apto a cumprir as funções determinadas pelo projeto de poder estabelecido. E se essa pessoa está em Porto Alegre ou em Hong-Kong, importa pouco. É minha opinião.

 

É evidente que acompanharei com absoluta independência (como faço sempre e me traz “má fama” em alguns corredores da prefeitura e em outros locais, o que, claro, me tira o sono) os desdobramentos políticos desta escolha. É direito do leitor saber que tipo de reação haverá entre os colegas de Busatto, obviamente o homem forte do Executivo, na opinião de 10 entre 10 observadores políticos – desbancando inclusive o “queridinho” (o termo é de alguém muito próximo a Schirmer) político do prefeito, e candidato a deputado em 2010, Tubias Calil. Claro que cuidarei disso. E do que a oposição (e também gente do governo) poderá dizer. Mas nada a ver com a origem geográfica do secretário, se me entendem.

 

Dito isto, surgiu-me neste sábado uma preocupação. E que, essa sim, pode ter algum significado político ainda não muito claro. Li, como faço sempre, a coluna de Ruy Carlos Ostermann, no jornal Zero Hora. O jornalista esteve na cidade na quinta-feira, participou da Feira do Livro e jantou com um grupo de pessoas, no qual estava incluído Cezar Schirmer. Foi o que deduzi da leitura, que também me levou a crer que houve um papo entre os dois, que foram companheiros de governo estadual, ao tempo de Pedro Simon, e também deputados de mesma legislatura, na Assembléia. Amigos, portanto.

 

E aí, no jornal, Ostermann escreveu que Cezar Busatto vem para uma “contribuição de três meses para conduzir o grande projeto de governança”, etc, etc, etc. Então, pergunto: Busatto terá mandato tampão? Ele será secretário de Desenvolvimento Econômico (o que supõe a busca de empreendimentos importantes e o incremento de alternativas capazes de atrair investimentos) ou secretário de “Governança”? Mas, e o projetão da reforma administrativa não cumpria esse fim?

 

E, para fechar, as duas grandes questões que me sobraram: (1) afinal, o que vem fazer Busatto meeeeesmo? E por quanto tempo: três meses ou de forma permanente? Desculpa, mas estou completamente sem saber. O que é o de menos. O importante é a comunidade, a quem se deve, imagino, resposta a essas questões. Ou não?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo