Um outro lado. Analista tem argumentos (e existem) para ver vitórias importantes também no PT
Tenho pra mim, e escrevi mais abaixo sobre isso, que o PT, tendo em vista 2010, saiu enfraquecido, pelas razões que já expus, em contrapartida ao desempenho do PMDB (leia nota imediatamente anterior, logo abaixo). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabe disso. No entanto, existem argumentos vários a justificar um bom desempenho petista no pleito cujo segundo turno se deu domingo. E que fazem sentido, também, vista a política estrategicamente, mirando daqui a dois anos.
Quem contribui com essa análise, enfatizando da mesma forma méritos de outras agremiações (e sobretudo figuras políticas) igualmente fortalecidas, é a comentarista (e diretora) da TV Brasil, Helena Chagas. São pensamentos bem encadeados e que merecem reflexão. Confira você mesmo, a seguir:
A lição das urnas – Análise das eleições
O segundo turno das eleições municipais consolidou o PMDB como o partido que mais se fortaleceu na geopolítica do poder. Os números das capitais e grandes cidades mostram ainda um novo quadro para a disputa eleitoral em 2010. O governador tucano José Serra largou na frente como o nome da oposição com maior visibilidade. Na base aliada, as derrotas petistas em São Paulo e Salvador consolidaram a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (na foto da ABr, ao lado da deputada Maria do Rosário, derrotada por José Fogaça, do PMDB, em Porto Alegre), como a principal opção do presidente Lula para sua sucessão, já que tiraram da disputa a ex-ministra Marta Suplicy e o governador Jaques Wagner (BA).
Entre as lideranças regionais, a disputa consolidou dois nomes do PMDB: o governador Sérgio Cabral e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, da Bahia. No Rio de Janeiro, Cabral foi o principal cabo eleitoral da campanha do prefei$eleito, Eduardo Paes. Neste segundo turno, conseguiu o que parecia impossível: uma carta de Paes pedindo desculpas à família presidencial, o que resultou numa mensagem de apoio de Lula ao antigo desafeto…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui o artigo A lição das urnas – Análise das eleições, de Helena Chagas, da TV Brasil, distribuído pela Agência Brasil. Trata-se, acrescente-se, de opinião diferente da que têm este (nem sempre) humilde repórter.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.