Arquivo

MEMÓRIA.Cidade se despede de Cirilo Costa Beber, um líder que marcou o século XX em S. Maria

Será sepultado às 3 da tarde, no Cemitério Ecumênico, o corpo do professor, empresário e escritor (entre outras tantas atividades na comunidade) Cirilo Costa Beber, que morreu ontem, no final da tarde, aos 89 anos – e está sendo velado no plenário da Câmara de Vereadores. O professor (como ao menos eu o chamava) estava adoentado já há algum tempo. Ficou hospitalizado no Hospital de Caridade entre os dias 18 de abril e a segunda-feira, 4 de maio, quando foi para casa, onde morreu.

 

Cirilo Costa Beber, que deixa a esposa Miladi e os filhos Carlos, Paulo Roberto e Fernando, além dos netos, é uma das figuras mais marcantes de Santa Maria no século passado. Foi grande incentivador das entidades de classe, tendo presidido por muitos anos a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), tendo liderado a construção da sede, o Palácio do Comércio e Indústria, que leva seu nome.

 

Escritor, tem como obra fundamental uma sobre a história econômica de Santa Maria. Escrevia regularmente no jornal A Razão (que cedeu a foto que ilustra esta nota), aos finais de semana, analisando a economia local, sempre tendo em mente a conjuntura regional, estadual e nacional. O prefeito Cezar Schirmer, que foi aluno do professor Cirilo, decretou luto oficial de três dias no município – que o teve, inclusive, como Secretário de Finanças, na primeira gestão do hoje vice-prefeito José Haidar Farret.

 

A seguir, um texto especial, produzido pela assessoria de comunicação da Cacism. O material é assinado pela jornalista Carla Suptitz. Confira:

 

“Cirilo Costa Beber. Um visionário que mudou a história de Santa Maria e da CACISM

Natural de “Vale Veronês”, atual município de Faxinal do Soturno, foi em Santa Maria que Cirilo Costa Beber, 89 anos, construiu sua história e ajudou a moldar a cidade que hoje conhecemos.


Formando-se contador em 1947 pela Escola de Comércio de Santa Maria, em 1958 bacharelou-se em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas de Santa Maria, possuindo vários cursos de aperfeiçoamento em economia e administração no país e exterior.


Casado com Miladi Costa Beber e pai de Carlos, Paulo e Fernando, Cirilo Costa Beber foi professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas de Santa Maria, Cachoeira do Sul e Alegrete, e docente do departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.


Como empresário, fundou e exerceu a direção das empresas do Grupo Costa Beber & Gehm (atualmente do Grupo Costa Beber), das então empresas Empório Doméstico, Superauto, Supertratores, Aproquímica e Pulqueria Agropecuária.


Sempre teve forte atuação nas mobilizações e lutas da comunidade na área econômica, social, educacional, filantrópica e política.


2009 marca os 40 anos do início da era Cirilo Costa Beber na mais tradicional entidade empresarial da região centro do Rio Grande do Sul.


Em 1969 assumiu a presidência da então Associação Comercial e Industrial, atual CACISM (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria), tendo se destacado por conseguir realizar, em sua gestão que foi até 1983, grandes conquistas, como a fusão da entidade com a União dos Varejistas e a conclusão, em 1978, do então Palácio do Comércio, edifício-sede da entidade, que passou a denominar-se Edifício Cirilo Costa Beber nos anos 90 em sua homenagem.


Como líder empresarial, lutou pela ampliação das redes de água, esgoto, eletricidade e de telefones na cidade. Também atuou pela instalação do Distrito Industrial de Santa Maria, entre outras ações.


Mesmo depois de deixar a presidência da CACISM, manteve estreita relação com a entidade, a qual dedicava um grande amor, tendo destacado em entrevista: “Tenho uma ligação muito próxima com a CACISM, que marcou minha vida nos últimos 40 anos, desde 1967. Vasculhei registros antigos e me surpreendi com a importância e a quantidade de suas realizações. Jamais houve no município entidade que tanto lutasse e trabalhasse pelo desenvolvimento de Santa Maria”.


De 1982 a 1988 exerceu o cargo de Secretário Municipal de Finanças de Santa Maria, tendo sido agraciado com vários diplomas, medalhas e títulos, como “Destaque do Ano”, “Comerciante do Ano” e “Cidadão de Santa Maria”.


Pesquisador e historiador apaixonado, Cirilo Costa Beber escreveu, entre outros, o livro “Santa Maria 200 Anos – História da Economia do Município”, lançado nas comemorações do centenário da CACISM, recuperando uma importante memória do desenvolvimento do município.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo