Arquivo

Noite de festa. Câmara de Vereadores encerra semana fazendo justas e justificadas homenagens

É possível que exista crítico tão contundente em relação ao festival de homenagens feitas pelo legislativo santa-mariense quanto este (nem sempre) humilde repórter. Aliás, é até provável. Mas não maaais que este sítio. Feita essa necessária observação, é preciso que se diga: as honrarias entregues durante a Semana da Câmara são, invariavelmente, justas e justificadas. É das mais tradicionais entre todas e precisa ser mantida, esta sessão solene que entrega a figuras fundamentais desta cidade os títulos de Cidadão Santa-mariense, Cidadão Benemérito, Honra ao Mérito e Vereador Emérito.

 

Foi o que aconteceu na noite de ontem, no plenário do parlamento, justamente no encerramento da Semana da Câmara, que à tarde teve várias atividades, inclusive a palestra do jornalista Jayme Copsten. Os detalhes da sessão solene você encontra no material distribuído pela assessoria de imprensa do Legislativo, em texto assinado pelo jornalista Beto São Pedro. A seguir:

 

“Câmara entrega títulos de benemerência

 

Encerrando a programação da Semana da Câmara de 2009, o legislativo santa-mariense realizou no início da noite desta quinta-feira a sessão solene anual de entrega dos títulos de benemerência previstos na legislação municipal. O reitor da UFSM, Clóvis Lima, recebeu o título de Cidadão Santa-Mariense, o jornalista José Bicca Larré, o título de Cidadão Benemérito. Lourenço Rebellatto, advogado e professor, foi agraciado com o título de Vereador Emérito, e o diretor da Comunidade Terapêutica da Associação RETO, Alcides Tews, recebeu o título de Honra ao Mérito.

 

As pessoas – autoridades, amigos e parentes – que lotaram as dependências do plenário da Casa assistiram atentas aos depoimentos e agradecimentos emocionados, sem exceção, dos homenageados, a começar pelo reitor Clovis Lima. Apesar de seus 69 anos de idade, 43 dos quais dedicados à UFSM, o professor classificou o momento como “o mais emocionante e gratificante da minha trajetória de vida”. Residente em Santa Maria há 60 anos, quando aqui veio morar acompanhando a família, ele agradeceu o título outorgado – Cidadão Santa-Mariense – dizendo que o mesmo lhe permitia a condição de desfrutar de direito o que de fato se sente desde aquele tempo, “um santa-mariense”.

 

Clovis Lima foi saudado pelo vereador Jorge Trindade (PT), que declarou-se honrado por ter sido escolhido pela Casa “para desempenhar esta tarefa”. Colega de instituição, parceiro de futebol e amigo pessoal do reitor, o petista elogiou a obra de Clovis Lima junto à UFSM e destacou a forma cordial e respeitosa com que recebe todos os segmentos da instituição em seus pleitos.

 

Homenageado com o título Cidadão Benemérito, o alegretense José Bica Larré, jornalista e escritor, foi saudado pela vereadora Sandra Rebelato (PP). Depois de discorrer sobre a história de vida do seu homenageado, destacando sua atuação na imprensa, desde os seus tempos alegretenses, passando por jornais da capital do Estado e a A Razão, de Santa Maria, Sandra disse que Bicca Larré escreve sua trajetória em nossa cidade “pela trilha da benemerência e da cidadania”. Escritor, o novo Cidadão Benemérito é sócio fundador da Academia Santa-Mariense de Letras.

 

Experiente na arte de falar em público, Bicca Larré superou a emoção que visivelmente apresentava dirigindo-se primeiro aos colegas de homenagem. De todos ressaltou as respectivas obras que justificam os títulos. Destacou “as emocionantes presenças”, entre elas dos irmãos de maçonaria, colegas, amigos e familiares. E quando não havia a quem mais referir disse: “Restou eu, e o que posso dizer de mim”, perguntou. Mas disse que, com sinceridade, recebia a homenagem com “humildade, respeito e a mais emocionada gratidão”. E ao repartir com todos os santa-marienses a homenagem que recebia “desta cidade que me acolher de braços abertos”, assegurou que usará de todas as forças para não decepcionar aos que “me concederam este bondoso título”.

 

O vereador Cláudio Rosa (PMDB) falou em homenagem ao diretor da Associação RETO, Alcides Tews, de nacionalidade argentina, agraciado com o título de Honra ao Mérito. Segundo o peemedebista, Alcides constitui-se numa “personalidade singular que serve de exemplo a todos nós, pelo seu espírito de dedicação e solidariedade humana”. A Associação RETO dedica-se ao acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas dependentes de drogas. Cláudio declarou-se feliz por poder homenagear uma pessoa tão significativamente humana “e hoje um santa-mariense como eu”.

 

De sua parte, Alcides agradeceu a homenagem, assegurou estar vivendo um dos momentos mais importantes da sua vida e não deixou de lembrar “que sozinhos não chegaremos a lugar nenhum”. Sobre seu trabalho disse que “a gente antes de fazer tem que ser”, possivelmente referindo ao ano de 1985, quando ainda na Argentina. Até aquele ano, segundo disse, havia perdido o interesse pela vida e decido morre. E após ter tomado contato com a Bíblica assumiu o caminho que até hoje percorre.

 

O quarto homenageado da noite foi o professor aposentado e ex-vereador Lourenço Rebelletto, Vereador Hemérito de Santa Maria 2009, saudado pelo companheiro de partido Sérgio Cechin (PP). O professor Rebellatto, pai da vereadora Sandra Rebelato, é natural de Garibaldi, radicou-se em Santa Maria no ano de 1952, onde exerceu o magistério, foi secretário de município em três administrações, vereador e advogado. Fiel aos ideais partidário e aos companheiros, o homenageado, segundo Sérgio Cechin, “é um homem essencialmente simples, com uma capacidade invejável de trabalho, um exemplo a ser seguido, que exerceu com brilhantismo, honestidade e eficiência diversos cargos públicos, sem descuidar do aprimoramento de sua cultura e do futuro de seus familiares”.

 

Emocionado, o ex-vereador abriu mão do uso da palavra e solicitou à filha Sandra que agradecesse a homenagem em seu nome e da família.”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores.

 

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo