Arquivo

Diploma. Gilson Piber e a “Carta à Comunidade”, dos professores de jornalismo da Unifra

“…O dia 17 de junho foi marcado por uma decisão judicial que entristece a jornalistas, estudantes de jornalismo e professores universitários de todo o país. Diante de uma avaliação reducionista, que não considera a responsabilidade social da atividade na busca da qualidade de informação em uma sociedade democrática, oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam inconstitucional a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalista.

 

Ao derrubar uma conquista que regulava, há 40 anos, o exercício da profissão pela exigência da formação universitária, a mais alta corte do país sinalizou para a nação um entendimento equivocado do jornalismo. Segundo os ministros do STF, a regulamentação até então em vigor feria o princípio constitucional que garante a livre expressão para todos os cidadãos brasileiros. O argumento, além de inconsistente, pois condiciona a liberdade de posicionamento e manifestação a um exercício profissional, desconsidera que as empresas jornalísticas sempre contaram com uma produção plural de opiniões através de articulistas e colaboradores.…”

 

 

Os parágrafos acima foram pinçados da “Carta à Comunidade”, dos professores do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Unifra. E que, a pedido do próprio, substitui o  artigo semanal escrito por Gilson Piber, jornalista, radialista e professor daquele curso e também, mestrando em Ciências da Linguagem, que cursa na Unisul, em Santa Catarina. Piber é colaborador semanal deste sítio. Para conferir o texto na íntegra basta ir à caixa de “Artigos”, ao lado. Ele foi postado nesta terça-feira. Boa leitura!

 

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo